Interpretação de texto: Dona Ismelda e seus pintinhos – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada os alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: Dona Ismelda e seus pintinhos.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Dona Ismelda e seus pintinhos

    A primeira coisa que a galinha Ismelda faz de manhã é se deliciar com o milho espalhado no quintal da fazenda. O galo Altano é o lidar do galinheiro. Está sempre sério em seu posto, atento a tudo o que acontece. Altano tem muitas responsabilidades, como acordar sempre bem cedinho e, com seu canto, avisar que o dia esta clareando. À noitinha, as galinhas vão dormir tranquilas em seus poleiros. Mal sabem elas que algo está para acontecer… De repente, aparece um homem mascarado. Don Ismelda, então, não deixa por menos. Faz tanto barulho que o ladrão se assusta e sai correndo. As amigas de Ismelda, dona Justina e dona Vitória, estão sempre se bicando. Uma quer ciscar no lugar em que a outra está. E ficam disputando os vermes e minhocas que encontram. Mas dona Ismelda nem liga para essas desavenças. Está mais preocupada com seus lindos ovinhos. Será que eles estão bem aquecidos? Dona Ismelda fica toda feliz quando ouve os primeiros piados dos seus pintinhos, que acabam de nascer. Ela sabe que os pintinhos não poderão comer nada durantes algumas horas, e dona Ismelda cuida para que eles continuem bem aquecidos, Quando os pintinhos já querem antes, é hora de dona Ismelda levá-los para o quintal. Eles aprendem a ciscar a terra, a distinguir insetos de grãos de areia, e a escolher suas refeições. O galo Altano fica vigiando, todo contente, os pintinhos piando felizes no quintal. O galo Altano ficou orgulhos quando os pintinhos o seguiram pelo quintal. Nenhum dos animais tinha visto o galo daquela maneira: o papai mais feliz do mundo, exibindo seus filhotinhos.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) Qual é a primeira coisa que a galinha Ismelda faz de manhã?
R.

3) Qual a responsabilidade do galo Altano citada no texto?
R.

4) Com o que dona Ismelda está preocupada?
R.

5) Com o que o galo Altano fica orgulhoso?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: