Interpretação de texto: Diálogos – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto proposta para alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Trata-se da leitura de um texto muito legal sobre um pai que leva a filha à psicóloga para resolver um problema e então… ficou curioso? Então dê uma espiada, professor(a)!  Junto ao texto há cinco questões de interpretação textual. Bom trabalho !     😉     😉     😉 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Diálogos

Ele telefonou aflitíssimo.
─ Preciso marcar um horário, não é para mim, é para minha filha.
─ Que idade tem sua filha?
─ Quinze anos.
─ Ela quer vir?
─ Quer, quer…
Chegam na consulta antes da hora. Agitado, ele fala muito, essa é minha filha, desejo que fale com ela, que a convença a não viajar.
A garota, adolescente, mal-humorada, queixo projetado pra cima, boca cerrada com determinação.
─ Vamos entrar? Ana convida os dois.
─ Não, não, ela entra sozinha.
A menina levanta-se e dirige-se para a sala de consulta.
─ O que trouxe vocês aqui?
─ Nada, não tenho o que falar, não tenho o que discutir, não queria vir, não preciso vir aqui. Já falei para o meu pai.
─ Mas já que veio, não poderia contar do que se trata?
─ Quero viajar, encontrar minha mãe que mora fora, quero ir morar com ela. Meus pais são separados, ele não quer me deixar, mas vou assim mesmo.
─ Você tentou falar com ele?
─ Não adianta, ele não quer ouvir, e por isso que minha mãe foi embora e eu não quero mais falar disso.
(Estaria repetindo o gesto da mãe, indo embora sem conversa, sem explicação?)
─ Parece que o diálogo não é bem-vindo em sua casa.
─ Não, levanta-se para sair, não é isso.
─ Talvez quisesse que seu pai conversasse com você, em vez de lhe trazer para falar com uma psicóloga que não conhece nem pediu pra conhecer.
Esse é o único momento em que Maria olha de fato para Ana.
─ É isso mesmo, diz e dirige-se à porta. Na sala de espera, Ana diz ao pai:
─ Sua filha quer que você fale com ela, quer ser ouvida por você, não por mim. Ela não tem o que falar para mim, mas tem muito a dizer a você.
─ Não, não, não sei falar com ela, não entendo o que ela diz, é igual à mãe, por isso a trouxe aqui, para que você fale com ela.
─ Vamos então falar juntos?
─ Não, não posso. Levantam-se e saem para nunca mais voltar.

(LOEB, Sylvia. Diálogos. In: ____. Contos do divã. Cotia: Ateliê Editorial, 2007. P. 73)

Questões

1)  O uso de reticências que se apresenta no diálogo inicial do texto entre o pai e a psicóloga demonstra:
a) o lado calmo do pai.
b) o lado intelectual do pai.
c) o lado raivoso do pai.
d) o lado emocional do pai.
e) o lado religioso do pai.

 

2) A partir da leitura do texto, podemos dizer que a filha de quinze anos:
a) é uma menina feliz.
b) é uma menina inteligente.
c) é uma menina que defende os animais.
d) é uma menina que briga já brigou com a mãe.
e) é uma menina que tem conflitos com o pai.

 

3) No trecho “─ Parece que o diálogo não é bem-vindo em sua casa.”:
a) a psicóloga sugere que pai e filha devem conversar menos.
b) a psicóloga contraria a menina.
c) a psicóloga sugere uma hipótese para o problema.
d) a psicóloga apresenta uma solução definitiva para o problema.
e) a psicóloga demonstra impaciência com a atitude da menina.

 

4) Em relação aos nomes dos personagens, é possível:
a) saber qual é o nome da filha de quinze anos.
b) saber o nome da mãe da menina.
c) saber o nome da irmã da menina.
d) saber o nome do pai da menina.
e) afirmar que Ana é o nome da filha de quinze anos.

 

5) De acordo com o texto, NÃO é correto concluir que:
a) o pai tinha dificuldade de falar com a filha.
b) que a menina abandonou o pai para morar com a mãe.
c) Ana era o nome da psicóloga que os atendeu.
d) o pai ligou muito aflito para a psicóloga.
e) pai e filha não voltaram mais à consulta.

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
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