Interpretação de texto: Destaque da natação – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um destaque da natação. Segundo o autor, esse animal só costuma ser visto à noite e, em geral, nadando e mergulhando. Que animal será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Destaque da natação

    Para conhecer a cuíca-d’água, recomendamos uma lanterna e disposição para se molhar. É que esse animal só costuma ser visto à noite e, em geral, nadando e mergulhando. Ele não ganharia esse nome à toa, não é mesmo?

    As patas traseiras da cuíca-d’água têm membranas semelhantes às dos pés dos patos, o que a ajuda bastante na natação. Enquanto nada, ela permanece com todo o corpo submerso, apenas a cabeça fica acima do nível da água. Sua cauda funciona como um leme, orientando na direção a seguir. É na água, também, que esse animal consegue a maior parte de seus alimentos: peixes, anfíbios, crustáceos, inseto e, às vezes, algumas plantas aquáticas.

    A cuíca-d’água é um marsupial, assim como os coalas, cangurus e gambás. Isso quer dizer que ela apresenta na região da barriga uma dobra de pele, o marsúpio. Nas fêmeas, o marsúpio (popularmente conhecido como bolsa) serve para dar continuidade ao desenvolvimento dos filhotes. […]

    Para dar à luz seus filhotes, a cuíca-d’água constrói ninhos em tocas subterrâneas escavadas nas margens de rios e riachos onde vive. Normalmente, têm duas ou três crias por gestação. Os bebês cuícas – logo depois de nascidos – vão para o marsúpio, onde ficam protegidos mamando até estarem fortes o suficiente para viver do lado de fora.

    Mas, espera aí! Se cuíca-d’água só vive debaixo d’água, como ela faz para evitar que os filhotes se afoguem? A resposta está no pelo. A pelagem dessa espécie é curta e impermeável, ou seja, não deixa passar água para dentro. Além disso, a abertura do marsúpio é voltada para trás, assim a fêmea consegue mantê-lo fechado, impedindo que a água entre enquanto nada.

    Esse animal de hábitos curiosos é mais um na lista dos que estão ameaçados de extinção nos estados da região sudeste do Brasil. O desmatamento e as queimadas prejudicam o ambiente, ou melhor, as florestas onde a cuíca-d’água vive. Para evitar o desaparecimento da espécie, é preciso criar novas áreas de preservação ambiental e ampliar as que já existem. A escolha dessas áreas deve levar em conta os conhecimentos que os biólogos têm sobre os hábitos da cuíca-d’água e de sua relação com o ambiente. Assim, quem sabe um dia você poderá conhecer essa grande nadadora ao vivo?

Jânio Cordeiro Moreira. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 197.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“É que esse animal só costuma ser visto à noite e, em geral, nadando e mergulhando.”

A que animal o texto se refere?

R:

 

Questão 2 – No segmento “Sua cauda funciona como um leme, orientando na direção a seguir.”, o termo “como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 3 – Na parte “Isso quer dizer que ela apresenta na região da barriga uma dobra de pele, o marsúpio.”, o vocábulo destacado retoma uma informação. Qual informação?

 

 

Questão 4 – Em “Nas fêmeas, o marsúpio (popularmente conhecido como bolsa) serve para dar continuidade ao desenvolvimento dos filhotes.”, o autor revela:

(     ) a formação do marsúpio nas fêmeas.

(     ) a finalidade do marsúpio nas fêmeas.

(     ) a consequência do marsúpio nas fêmeas.

 

Questão 5 – No trecho “A pelagem dessa espécie é curta e impermeável, ou seja, não deixa passar água para dentro.”, a expressão grifada indica:

(     ) uma correção.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 6 – O autor cita os fatores que ameaçam a vida da cuíca-d’água. Transcreva-os:

R:

 

Questão 7 – Identifique a passagem em que o autor conversa diretamente com o leitor:

(     ) “As patas traseiras da cuíca-d’água têm membranas semelhantes às dos pés dos patos […]”

(     ) “Normalmente, têm duas ou três crias por gestação.”

(     ) “Assim, quem sabe um dia você poderá conhecer essa grande nadadora ao vivo?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: