Interpretação de texto: Cuidados com a pele no verão – 2º ano do ensino médio

    Atividade de interpretação de texto para alunos do segundo ano do ensino médio, sobre Cuidados com a pele no verão retirado do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SDB. A proposta é fazer o aluno responder a questões de múltipla escolha, sendo que a última proposta é responder com as próprias palavras a respeito de pelo menos uma possibilidade para prevenção dos raios solares. É um texto bem fácil de se compreender, os alunos vão gostar!    🙂       🙂       🙂 

    É possível fazer download desta atividade de português em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida. 

 

    Baixe este ótimo exercício de interpretação textual em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Cuidados com a pele no verão

    Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a proteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

Filtro solar

    O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca, etc.).

    Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

    Alerta: pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

Hábitos diários

   As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

   No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

(Adaptado de  www.sbd.org.br)

 

QUESTÕES

1)  A leitura do primeiro parágrafo do texto:
a) mostra soluções para que evitemos as queimaduras do sol.
b) ensina como prevenir o câncer de pele e também como usar o protetor solar na época mais quente do ano.
c) mostra possíveis problemas vindos da radiação solar e apresenta o que será desenvolvido no texto como forma de prevenção.
d) aponta uma crítica a pessoas que não se cuidam ao se exporem exageradamente ao sol no verão.
e) mostra os principais problemas para o corpo em razão de não tomar banho de sol.

2) De acordo com o texto, o filtro solar:
a) pode ser usado somente a partir da adolescência.
b) deve ser utilizado somente com o (FPS) 30.
c) deve ser utilizado sempre antes de ir à escola.
d) precisa ser um hábito diário na vida de crianças e jovens.
e) pode ser utilizado sempre, exceto nos momentos de lazer.

3) Leia abaixo os fragmentos retirados do texto:
I – A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra(…)

II – não podemos deixar a proteção de lado(…)

III – O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar(…)

IV – Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade(…)

V – No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável(…)

Marque a alternativa que somente traz trechos evidentes sobre o cuidado da pele em relação ao sol, ou seja, escolha a opção somente daquelas afirmativas que orientam ações que protegem a pele dos raios solares.

a) I, II e III.
b) I, II, III e IV.
c) I, e IV.
d) I, III e V.
e) II, III e IV.

 

4) A palavra mas (4º parágrafo):
a) faz uma conclusão.
b) serve para somar dois fatos.
c) justifica a omissão de um verbo.
d) introduz uma espécie de alerta.
e) liga frases para justificar uma finalidade.

5) A partir da leitura do primeiro parágrafo de “Hábitos Diários”, podemos resumi-lo no que se refere à sua estratégia de escrita conforme está em uma das alternativas abaixo. Marque a correta:
a) O autor faz uma afirmação geral e depois parte para o específico.
b) O autor traz elementos predominantemente narrativos.
c) O autor descreve críticas sobre o mau uso do filtro solar.
d) O autor escreve uma situação bem específica e depois parte para o geral.
e) O autor utiliza a ironia para escrever o contrário daquilo que pensa.

6) A palavra apostar (último parágrafo) tem o sentido de:
a) competir.
b) confiar.
c) arriscar.
d) pôr em risco.
e) hesitar.
 

7) Durante a leitura do texto, encontramos a palavra fotoproteção que, no contexto, traz o sentido de:
a) fotografia protegida.
b) proteção da foto.
c) proteção dos raios solares.
d) luz da foto.
e) proteção de máquinas fotográficas.
 

8) A partir da leitura do texto, descreva pelo menos um modo de se proteger dos raios solares:
 R:

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: