Interpretação de texto: Coalas – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os coalas. Segundo o texto, o número de coalas vem diminuindo drasticamente. Por que eles estão desaparecendo? Vamos saber mais a respeito desse assunto? Então, leia com atenção o texto “Coalas: uma espécie em perigo?”. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                             DATA:

PROF:                                                                                   TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Coalas: uma espécie em perigo?

    O número de coalas vem diminuindo drasticamente. A fundação australiana AKF, Australian Koala Foundation, estima que existam menos de 100 mil coalas na natureza. Desde a colonização da Austrália, segundo dados da AKF, mais de 80% das áreas com eucalipto foram destruídas, além da prática de caça aos coalas para o uso de sua pelagem.

    Nos últimos anos, o maior problema dos coalas tem sido o crescimento urbano, que leva ao desmatamento de várias florestas (seja para o cultivo de alimentos, construção de casas ou fábricas, entre outros fins), onde os coalas vivem, ocasionando a perda de habitat e o aumento da competição por comida e território para os coalas restantes.

    Por mudanças no ecossistema, muitas árvores de eucalipto ficam doentes e morrem, diminuindo a quantidade de comida disponível para os coalas. Além disso, a Austrália enfrenta longos períodos de seca, que são difíceis para os coalas, também ocasionando incêndios, principalmente no verão.

    Quando as florestas são desmatadas ou pegam fogo, muitos coalas fogem e morrem atropelados, ou atacados por cachorros e gatos. Se sobrevivem, sofrem períodos de estresse e são afetados por doenças, como conjuntivite. Na natureza, o dingo – uma espécie de cachorro selvagem – é um dos poucos predadores do coala, embora não represente uma grande ameaça aos coalas adultos.

    Atualmente, os coalas são encontrados na parte oriental da Austrália, tanto livres na natureza, quanto em santuários criados nos estados de Victoria e Queensland. Entretanto, apesar dos esforços em construir áreas de proteção, a interferência do homem no meio ambiente ainda é o maior problema enfrentado pelos coalas.

Daniele Souza. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/>.

 

 

Questões

Questão 1 – Segundo a autora do texto, “o número de coalas vem diminuindo drasticamente”. Em outras palavras, pode-se dizer que:

(     ) o número de coalas vem reduzindo rapidamente.

(     ) o número de coalas vem reduzindo aparentemente.

(     ) o número de coalas vem reduzindo desordenadamente.

 

Questão 2 – Em “Nos últimos anos, o maior problema dos coalas tem sido o crescimento urbano […]”, a expressão sublinhada indica, em relação ao fato, uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 3 – No trecho “[…] onde os coalas vivem […]”, o pronome “onde” retoma:

(     ) “várias florestas”.

(     ) “casas”.

(     ) “fábricas”.

 

Questão 4 – Releia:

Por mudanças no ecossistema, muitas árvores de eucalipto ficam doentes e morrem, diminuindo a quantidade de comida disponível para os coalas.”

 A parte destacada indica:

(     ) causa.

(     ) condição.

(     ) consequência.

 

Questão 5 – No segmento “são difíceis para os coalas”, a autora do texto refere-se:

(     ) à morte de eucaliptos na Austrália.

(     ) aos longos períodos de seca na Austrália.

(     ) aos incêndios ocorridos, sobretudo, no verão na Austrália.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, “muitos coalas fogem e morrem atropelados, ou atacados por cachorros e gatos”, quando:

(     ) “as florestas são desmatadas ou pegam fogo”.

(     ) “sofrem períodos de estresse e são afetados por doenças”.

(     ) “são encontrados na parte oriental da Austrália”.

 

Questão 7 – O trecho “uma espécie de cachorro selvagem”:

(     ) critica o dingo.

(     ) interpela o dingo.

(     ) apresenta o dingo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: