Interpretação de texto: Cenas de família – 4º ou 5º ano

   Esta é uma atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “Cenas de família”.

   Baixe esta interpretação em PDF pronto para imprimir, em modelo editável do Word, e também a atividade respondida.

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

CENAS DE FAMÍLIA

   SOU CARINE, A FILHA CAÇULA DE UMA FAMÍLIA DE QUATRO PESSOAS. MEU PAI TEM UMA FÁBRICA DE PEÇAS DE MOTOR DE CAMINHÃO, MINHA MÃE É MÉDICA VETERINÁRIA E MEU IRMÃO, TIAGO LUÍS, É O ADOLESCENTE MAIS CHATO QUE CONHEÇO. VIVE ME DEIXANDO NERVOSA: ORA PUXANDO MEU RABO DE CAVALO, ORA COLANDO PAPEIZINHOS COM APELIDOS NAS MINHAS COSTAS. OUTRO DIA NEM PUDE CAPRICHAR NOS DEVERES DA ESCOLA DE TANTO QUE ELE ME INTERROMPIA. A MARTA TEVE ATÉ QUE CHAMAR A ATENÇÃO DELE:

   – TIAGO, SUA MÃE ESTÁ CHEGANDO POR AÍ E VAI COBRAR O DEVER DE CASA DE CARINE. DEIXE-A SOSSEGADA!

   SÓ ASSIM ELE ENTROU PARA O SEU QUARTO E FOI DIRETAMENTE PARA O COMPUTADOR, DANDO UM POUCO DE SOSSEGO. QUE MARAVILHA!

   MINUTOS DEPOIS, A MAMÃE CHEGOU DA CLÍNICA. BEIJOU MINHA CABEÇA, ACENOU PARA MARTA, NA COZINHA, E FOI TOMAR SEU COSTUMEIRO BANHO. SAIU DE ROUPÃO, COM TOALHA ENROLADA NOS CABELOS, DIRIGINDO-SE A MIM:

   – NOVIDADES EM CASA?

   – NENHUMA! – ANTECIPOU MARTA.

   OLHEI PARA MARTA COM OLHAR SURPRESO.

   MAMÃE NOTOU E PERGUNTOU:

   – O QUE FOI FILHA?

   – O DE SEMPRE, MÃE. NÃO SEI QUANDO JUNINHO VAI AMADURECER E PARAR DE ME AMOLAR. AGORA DEU PARA ME CHAMAR DE CACAZINHA!

   – SE VOCÊ NÃO LIGASSE PARA O QUE ELE DIZ FILHA…

   – MÃE, MAS ELE VIVE PUXANDO MEUS CABELOS, FAZENDO GRACINHAS. ENTÃO, QUANDO AQUELE COLEGA DELE, O RUIVO, ESTÁ AQUI, É PIOR AINDA! PARECE QUE FAZ TUDO PARA APARECER.

   – OLHA, CARINE, A MAMÃE TEVE UM DIA BASTANTE TUMULTUADO. FIZ CIRURGIA EM UMA GATA E AGORA SÓ QUERO SABER DE COISAS BOAS. COMO FOI NA ESCOLA, HOJE, FILHA?

   – FOI BOM! A PROFESSORA HOJE NÃO FOI À AULA E REJANE FICOU CONOSCO. ELA DEU MUITO DEVER DE CASA. FIZ UM POUCO HOJE E O RESTANTE FAREI AMANHÃ, BEM CEDINHO.

   – ENTÃO, AGUARDE TUDO NA SUA ESCRIVANINHA PORQUE MARTA ESTÁ QUERENDO ARRUMAR A MESA PARA JANTARMOS. ESTOU COM BASTANTE FOME HOJE.

   – VOCÊ NÃO VAI ESPERAR O PAPAI?

   – SEU PAI VIAJOU HOJE CEDO, PARA RESOLVER NEGÓCIOS DA FIRMA. VOLTARÁ AMANHÃ À TARDE.

   – OBA! POSSO DORMIR COM VOCÊ ENTÃO? PROMETO TER CUIDADO COM O NENÉM. FICO QUIETINHA, SEM LHE DAR PONTAPÉS NEM CABEÇADAS.

   – SE FOR ASSIM, PODE!

   APÓS O JANTAR, DEITEI-ME NA CAMA, NO LUGAR DO MEU PAI, E ENQUANTO ESPERAVA A MAMÃE FIQUEI PENSANDO NO BEBÊ QUE IA CHEGAR. NAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE MAIO JÁ TEREMOS NOVIDADES. FALTAVAM APENAS DOIS MESES E ALGUNS DIAS PARA A CHEGADA DE TARCÍSIO. TALVEZ ELE NASÇA NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO, DIA DAS MÃES. VAI SER O MAIOR BARATO SE MAMÃE GANHAR ESSE PRESENTÃO! ESTOU ANSIOSA E FICO SÓ IMAGINANDO O ROSTINHO DELE. TOMARA QUE, NO PERÍODO DE ADOLESCÊNCIA, ELE NÃO SE TORNE UM “ABORRESCENTE” COMO O TIAGO. TAMBÉM, ATÉ LÁ EU JÁ NÃO SOU MAIS CRIANÇA E POSSO ATÉ AJUDAR A MAMÃE A EDUCÁ-LO.

GRAÇA BATITUCI

 

COMPREENSÃO DE TEXTO

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.: 
 

2) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?

R.:
 

3) QUEM É O AUTOR?

R.:
 

4) QUAL É O TEMA DO TEXTO?

R.:
 

5) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?

R.:

 

6) POR QUE A CARINE ACHA O IRMÃO CHATO?

R.:

 

7) QUAL É A PROFISSÃO DOS PAIS DA CARINE?

R.:

 

8) QUEM É MARTA?

R.:
 

9) QUEM É O NARRADOR DA HISTORIA?

R.:
 

10)  FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: