Interpretação de texto: Castelo Rá-Tim-Bum – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Castelo Rá-Tim-Bum. Era uma vez um castelo localizado no meio de São Paulo, habitado por bruxos, criaturas falantes e uma criança de 300 anos. Vamos relembrar ou conhecer o Castelo Rá-Tim-Bum, programa infantil que encantou gerações? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                           DATA:

PROF:                                                                                 TURMA:

NOME:

Leia:

Castelo Rá-Tim-Bum

    Era uma vez um castelo localizado no meio de São Paulo, habitado por bruxos, criaturas falantes e uma criança de 300 anos.

    Produzido e exibido pela TV Cultura entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, Castelo Rá-Tim-Bum é considerado referência e um dos – senão O – programas infantis de maior sucesso já produzido pela televisão brasileira. Criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburguer, com roteiros de Dionísio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert, e bonecos de Jésus Sêda, o seriado teve 90 episódios e mais 1 especial, divididos em 4 temporadas.

    Os personagens principais eram: Nino (interpretado por Cássio Scapin), um aprendiz de feiticeiro que nunca foi à escola, mesmo tendo 300 anos; Dr. Victor (interpretado por Sergio Mamberti), tio de Nino, também feiticeiro e cientista; e Morgana (interpretada por Rosi Campos), tia-avó de Nino e bruxa que tem 6 mil anos. Todos vivem no castelo, onde também moram animais e objetos sobrenaturais que têm vida própria e falam.

    Triste por não ter amigos, Nino utiliza um feitiço que aprendeu com Tio Victor para atrair três crianças até o Castelo: Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel) e Zequinha (Freddy Állan). A partir daí, juntos, eles vivem várias aventuras e descobertas.

    Abordando diferentes temas, as histórias foram se construindo como se fossem contos de fadas. A essas narrativas foram agregados os quadros do programa, que estimulavam discussões sobre meio ambiente, ciência, alimentação adequada e outras, tudo de forma bastante lúdica.

    Até hoje, as frases e músicas dos personagens ecoam na cabeça das gerações que cresceram assistindo ao programa e, agora, repassam aos mais novos. Quem não se lembra do anúncio do Relógio “Atenção, atenção: está na hora do Dr. Victor chegar. o Dr. Victor está chegando. O Dr. Victor chegou!”? Ou da marcante frase do Porteiro “Klift, Kloft, Still … a porta se abriu”? Quem nunca cantou no chuveiro “Tchau preguiça. Tchau sujeira. Adeus cheirinho de suor, oooh!” ou antes de fazer uma refeição “Uma. Lava a outra. Lava uma mão!”?

    O caráter educativo sempre colocou o castelo do mundo imaginário a serviço do mundo real.

Disponível em: <https://www.exposicaocasteloratimbum.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

(     ) um filme infantil.

(     ) um espetáculo de teatro infantil.

(     ) um programa de televisão infantil.

 

Questão 2 – Segundo o texto, “Nino utiliza um feitiço que aprendeu com Tio Victor para atrair três crianças até o Castelo”, pois:

(     ) é um feiticeiro de 300 anos.

(     ) nunca frequentou a escola.

(     ) vivia triste por não ter amigos.

 

Questão 3 – Em “[…] eles vivem várias aventuras e descobertas.”, “eles” refere-se a quem?

R:

 

Questão 4 – No segmento “[…] as histórias foram se construindo como se fossem contos de fadas.”, a palavra “como” introduz:

(     ) um exemplo.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] os quadros do programa, que estimulavam discussões sobre meio ambiente, ciência, alimentação […]”, o verbo sublinhado exprime:

(     ) uma ação dos quadros do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.

(     ) um estado dos quadros do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.

(     ) uma característica dos quadros do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”.

 

Questão 6 – Grife a expressão que indica uma circunstância de tempo a seguir:

“Até hoje, as frases e músicas dos personagens ecoam na cabeça das gerações […]”

 

Questão 7 – Justifique o uso das aspas no penúltimo parágrafo do texto:

R:

 

Questão 8 – O autor encerra o texto com:

(     ) uma avaliação do “Castelo Rá-Tim-Bum”.

(     ) uma descrição do “Castelo Rá-Tim-Bum”.

(     ) uma hipótese sobre o “Castelo Rá-Tim-Bum”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: