Interpretação de texto: Café, uma bebida natural e saudável – 2º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, intitulado “Café: uma bebida natural e saudável”, dirigida aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. As questões propostas contemplam a análise do tema e, sobretudo, dos recursos linguísticos empregados na construção do texto: termos anafóricos, vírgula, crase, concordância verbal.

    Você pode baixar esta atividade português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Café: uma bebida natural e saudável             

    O café é, há mais de mil anos, uma das bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo. Nada como uma boa xícara de café ao acordar ou após uma refeição. Adoçado, amargo, com leite… a gosto de cada um! O cafezinho dá disposição pela manhã, tira aquela sonolência que às vezes surge depois do almoço. Além disso, pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão revelam que o café pode fazer muito bem à saúde humana e que seu consumo diário e moderado (3 a 4 xícaras/dia) contribui na prevenção de várias doenças, como a diabetes no adulto, o câncer de cólon, fígado e mama, doença de Parkinson, entre outras.

    A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que a bebida contém apenas ou, principalmente, cafeína. Grande engano! O café contém uma grande variedade de macro e micro nutrientes, é uma bebida natural, saudável e uma das mais populares do mundo, e por isso vale a pena considerar a contribuição de seus nutrientes a nossa dieta e ao bem-estar. 

Disponível em: <http://www.abic.com.br>.

Com algumas adaptações feitas pela autora desta atividade.

 

Atividades

Questão 1 – Pode-se afirmar que

a) A maior parte das pessoas conhece os benefícios do café.

b) O café auxilia no combate à insônia.

c) Não há uma determinação, no tocante à quantidade de café a ser consumida por dia.

d) O café contém substâncias que auxiliam na prevenção de significativo número de doenças.

 

Questão 2 – Assinale a alternativa em que a retomada ao termo “café” não é explicada adequadamente:

a) “o café” [repetição do termo]

b) “a bebida” [substituição do termo por outro equivalente]

c) “seu consumo diário” [substituição de termo por meio de pronome pessoal].

d) “e uma das mais populares do mundo” [omissão do termo]

 

Questão 3 – Em “[…] que às vezes surge depois do almoço.”, a locução adverbial sublinhada indica:

a) modo

b) tempo

c) lugar

d) dúvida

 

Questão 4 – Relacione:

Passagens do texto:

1. “O café é, há mais de mil anos, uma das bebidas mais apreciadas e consumidas em todo o mundo.”

2. “Adoçado, amargo, com leite… a gosto de cada um!”

3. “Além disso, pesquisas realizadas no Brasil […]”.

Justificativas para o uso da vírgula:

____ Isolar conjunção coordenativa aditiva.

____ Inserir termo.

____ Enumerar aspectos.

 

Questão 5 – Observe:

“[…] o café pode fazer muito bem à saúde humana […]”.

Tomando como referência o trecho destacado acima, assinale a alternativa em que não se admite o emprego do sinal indicativo de crase:

a) O café faz bem à todas as pessoas.

b) Os nutrientes advindos do consumo do café fazem bem à população.

c) Os pesquisadores apresentaram os resultados à comunidade científica.

d) Grande parte das pessoas associa, equivocadamente, o café à cafeína.

 

Questão 6 – Identifique a sentença em que a concordância verbal foi feita incorretamente:

a) Grande variedade de nutrientes foi encontrada no café.
b) A maior parte dos indivíduos consomem café diariamente.
c) Foram pesquisadores, oriundos de diferentes partes do mundo, quem fez o estudo.
d) Consome-se diferentes tipos de sabores de café.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: