Interpretação de texto, “Café”, direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A atividade compõe-se de diversificadas questões que permitem o desenvolvimento de importantes habilidades de leitura.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Café – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Café – 2º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Café – 2º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Café
A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas e grãos de um arbusto específico.
Os monges que viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.
Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.
Disponível em: http://www.muraljoia.com.br.
Questões
Questão 1 – O tema do texto é:
a) a etimologia da palavra “café”.
b) a origem do café.
c) as sensações oriundas do consumo do café.
d) a importância do café para o povo árabe.
Questão 2 – Assinale o trecho em que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas […]”.
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem […]”.
c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe […]”.
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.
Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam substituir “terminantemente” no contexto acima:
Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão
Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em itálico porque:
a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.
b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c) apresenta grafia controversa.
d) constitui uma palavra de origem estrangeira.
Questão 6 – Em “[…] após perceber que suas cabras andavam agitadas […]”, a forma pronominal destacada refere-se:
a) ao povo mulçumano
b) ao pastor etíope Caldi
c) aos monges
d) ao povo árabe
Questão 7 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a) “[…] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”. (causa)
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente […]”. (lugar)
c) “[…] que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. (concessão)
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa […]”. (restrição)
Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação:
a) iniciada no presente.
b) que tinha presença contínua no passado.
c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.