Interpretação de texto: Café – 2º ano do ensino médio

    Interpretação de texto, “Café”, direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A atividade compõe-se de diversificadas questões que permitem o desenvolvimento de importantes habilidades de leitura. 

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Café

    A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas e grãos de um arbusto específico.

    Os monges que viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.

    Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.

Disponível em: http://www.muraljoia.com.br. 

 

Questões

Questão 1 – O tema do texto é:

a) a etimologia da palavra “café”.

b) a origem do café.

c) as sensações oriundas do consumo do café.

d) a importância do café para o povo árabe.

 

Questão 2 –  Assinale o trecho em que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:

a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas […]”.

b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem […]”.

c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe […]”.

d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.

 

Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam substituir “terminantemente” no contexto acima:

 

 

Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação de:

a) finalidade

b) causa

c) consequência

d) conclusão

 

Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em itálico porque:

a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.

b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.

c) apresenta grafia controversa.

d) constitui uma palavra de origem estrangeira.

 

Questão 6 – Em “[…] após perceber que suas cabras andavam agitadas […]”, a forma pronominal destacada refere-se:

a) ao povo mulçumano

b) ao pastor etíope Caldi

c) aos monges

d) ao povo árabe

 

Questão 7 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:

a) “[…] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”. (causa)

b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente […]”. (lugar)

c) “[…] que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. (concessão)

d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa […]”. (restrição)

 

Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação: 

a) iniciada no presente.

b) que tinha presença contínua no passado.

c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.

d) que já foi encerrada.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: