Interpretação de texto: Caçador de borboleta – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre as borboletas. Muitas espécies de borboleta estão desaparecendo. Isso acontece por causa de uma série de fatores, principalmente por ações erradas dos homens. E você sabia que um desses fatores é a caça de borboletas? Vamos saber mais a respeito desse assunto? Para tal, leia o texto “Caçador de borboleta”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                DATA:

PROF:                                                                                     TURMA:

NOME:

Leia:

Caçador de borboleta

    Muitas espécies de borboleta estão desaparecendo. Isso acontece por causa de uma série de fatores, principalmente por ações erradas dos homens. Algumas vezes, os homens não percebem que fazem mal às borboletas; em outras ocasiões agem mesmo como caçadores, pegando os bichinhos na natureza por hobby ou para vender.

    Quando um agricultor utiliza fertilizantes, pesticidas e inseticidas, em geral ele está contribuindo para a extinção de borboletas. O uso desses produtos químicos causa uma destruição na verdade muito maior: o desmatamento. Sendo assim, contribui para a degradação do meio ambiente. Ambiente desmatado, onde as borboletas vão colocar seus ovos?  Do que as lagartas vão se alimentar? Onde os casulos ficarão protegidos? Como os adultos vão encontrar frutos e flores?

    A destruição de áreas de matas e parques para a construção de prédios e casas afeta o ciclo de vida das borboletas, que dependem de determinadas plantas ao longo de seu desenvolvimento. Na verdade, a destruição de uma área verde afeta todo o ecossistema no qual a área estava inserida. Um grande problema do qual nem todo mundo se dá conta.

    Por isso é importante falar dessas ações: existem pessoas que precisam ser esclarecidas sobre o mal que causam à natureza. Elas não percebem o que fazem e que as consequências sérias dos seus atos serão sentidas no futuro. Mas falando de borboletas, existe ainda um grupo de pessoas que é diretamente responsável pela destruição das espécies. E que sabe disso. São os caçadores de borboletas.

    Alguns são colecionadores. Outros capturam borboletas para enfeitar peças de artesanato como quadros e relógios. Em qualquer um dos casos, a questão é que os caçadores chegam a matar muitas borboletas, de diferentes espécies, em apenas um dia.

    Como muitos outros bichos da natureza, as borboletas são muito importantes para o equilíbrio de um ecossistema e devem ser preservadas. Agora você já sabe como. Se você conhece alguém que pegue borboletas, mostre a essa pessoa como é fundamental preservá-las. Imagine um mundo sem borboletas…

Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:

(     ) apresentar espécies de borboleta.

(     ) fazer um alerta em relação às borboletas.

(     ) contar uma história sobre um caçador de borboleta.

 

Questão 2 – Segundo a autora do texto, há pessoas que têm responsabilidade direta na destruição das borboletas. A que pessoas ela se refere?

(     ) às pessoas que caçam borboletas por hobby ou para vender.

(     ) às pessoas que utilizam fertilizantes, pesticidas e inseticidas.

(     ) às pessoas que destroem áreas verdes para a construção de casas e prédios.

 

Questão 3 – No trecho “O uso desses produtos químicos […]”, a parte destacada retoma:

R:

 

Questão 4 – No fragmento “Onde os casulos ficarão protegidos?”, o vocábulo “Onde” indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Em “Por isso é importante falar dessas ações [..]”, a expressão grifada introduz:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 6 – Identifique a frase em que o termo sublinhado exprime uma comparação:

(     ) “Como os adultos vão encontrar frutos e flores?”

(     ) “Como muitos outros bichos da natureza, as borboletas são muito importantes […]”

(     ) “Agora você já sabe como.”

 

Questão 7 – Grife a palavra que intensifica uma característica das borboletas:

“[…] as borboletas são muito importantes para o equilíbrio de um ecossistema […]”

 

Questão 8 – Em “[…] mostre a essa pessoa como é fundamental preservá-las.”, a autora do texto:

(     ) dá uma ordem.

(     ) dá um conselho.

(     ) dá uma orientação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: