Interpretação de texto: Caboclo-d’agua – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino médio, sobre o Caboclo-d’água. Já ouviu falar dele? Segundo Quando está com raiva, se agarra no fundo das canoas e barcos de pesca. Balança, balança até virar a embarcação. Ficou medo? Quer saber mais a respeito do caboclo-d’água? Então, leia com atenção o texto e, depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Caboclo-d’água

    Quem já topou com o caboclo-d’água e está vivo para contar a história tem sorte! Alguns pescadores já o viram e dizer que ele não é uma figura bonita de se ver, não. Ele vive nas águas dos rios, protegendo o leito, os bichos e as plantas. Não se sabe de onde ele veio, mas quem pesca no Rio São Francisco nos contou como ele é.

    Parece um homem musculoso, muito forte mesmo, bronzeado, mas que só tem um olho no meio da testa. Vive no rio, mas, às vezes, dá uma volta na terra, perto dos ribeirinhos, mas volta logo para dentro da água. Com seus poderes fantásticos, ele pode até estar em dois lugares ao mesmo tempo e seu corpo é fechado. Isso quer dizer que ninguém consegue machucá-lo, nem bala, nem pedra, nem pau machucam o caboclo-d’água. É o que dizem!

    Ele é raivoso! Por isso, os pescadores o temem. Quando está com raiva, se agarra no fundo das canoas e barcos de pesca. Balança, balança até virar a embarcação. Para se proteger, os pescadores ficam um facão no meio do barco, pois o aço espanta os caboclos-d’água. Vai saber por quê!

    Só há uma maneira de deixá-lo sob controle. Agradá-lo, protegendo o rio e conservando a natureza. Aí, ele se torna amigo, até ajuda nas pescarias e evita as enchentes.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 281. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto acima é:

(     ) um conto

(     ) uma lenda

(     ) uma fábula

 

Questão 2 – No trecho “Ele vive nas águas dos rios, protegendo o leito, os bichos […]”, o autor:

(     ) caracteriza o caboclo-d’água.

(     ) relata hábitos do caboclo-d’água.

(     ) expõe uma opinião sobre o caboclo-d’água.

 

Questão 3 – Segundo o texto, ninguém consegue machucar o caboclo-d’água. Por quê?

 

Questão 4 – Em “[…] ele não é uma figura bonita de se ver, não.”, o “não” se repete para:

(     ) criar um contraste.

(     ) reforçar a negação.

(     ) indicar uma correção.

 

Questão 5 – No segmento “Parece um homem musculoso, muito forte mesmo, bronzeado […]”, o vocábulo “muito”:

(     ) define um atributo do caboclo-d’água.

(     ) explica um atributo do caboclo-d’água.

(     ) intensifica um atributo do caboclo-d’água.

 

Questão 6 – Na frase “Ele é raivoso!”, o autor do texto apresenta:

(     ) uma ação do caboclo-d’água.

(     ) um estado do caboclo-d’água.

(     ) um modo de ser do caboclo-d’água.

 

Questão 7 – O que significa dizer que os pescadores temem o caboclo-d’água?

(     ) Significa dizer que os pescadores enfrentam o caboclo-d’água.

(     ) Significa dizer que os pescadores têm medo do caboclo-d’água.

(     ) Significa dizer que os pescadores se encantam com o caboclo-d’água.

 

Questão 8 – Na oração “Quem já topou com o caboclo-d’água […]”, o verbo grifado foi empregado na linguagem:

(     ) culta

(     ) informal

(     ) regional

 

Questão 9 – Na passagem “Quando está com raiva, se agarra no fundo das canoas e barcos de pesca.”, a palavra destacada exprime:

(     ) lugar

(     ) modo

(     ) tempo

 

Questão 10 – De acordo com o texto, o caboclo-d’água se torna amigo, ajudando nas pescarias e evitando as enchentes, quando:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: