Interpretação de texto: A borboleta e a tartaruga – 5º ano

    Interpretação de texto para aluno do quinto ano. o texto utilizado nesta interpretação é “A borboleta e a tartaruga”.

    Esta atividade está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                    DATA:

PROF:                                                        TURMA:

NOME:

A borboleta e a tartaruga

    Era uma manhã ensolarada e a velha tartaruga, que vivia na lagoa há mais de cem anos, saiu para tomar sol.

    Procurou um cantinho na margem, se ajeitou vagarosamente e lá decidiu ficar no maior sossego.

    Naquela mesma hora, uma borboleta, que tinha acabado de nascer, apareceu por lá, batendo apressadamente as asas.

    Toda agitada, olhando para tudo quanto é lado, sem saber por onde começar.

    — O que será aquilo? — pensou a borboleta quando viu a tartaruga.

    E imediatamente pousou sobre ela.

    — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar! — reclamou a tartaruga. — Xô! Xô! Vai incomodar outra! Se você não consegue ficar um minuto parada, deixa em paz quem quer ficar tranquila no canto dela!

    — Mas quem é você? — perguntou a borboleta.

    Não está vendo que eu sou uma tartaruga?

    — Que horror! — gritou a borboleta. — Fui pousar logo em cima do bicho mais parado que existe no mundo. Que horror!

    E foi embora do jeito que tinha chegado.

    — Que bicho irritante! — pensou a borboleta. — Eu não sei como alguém pode ficar a vida toda parada com tanta coisa para se ver.

    — Que bicho irritante! — pensou a tartaruga. — eu não entendo como alguém pode se mexer o tempo todo, sem ter um pingo de sossego.

    E enquanto a borboleta voava, a tartaruga encolheu a cabeça e ficou onde estava.

    — Que linda flor! Como é bonita aquela amarela! E a vermelha também! Você é uma árvore? Bom dia, passarinho! Vou correr atrás da abelha… Olha eu no espelho da lagoa!…

    — Para que sair daqui se o calor do sol está tão gostoso? — pensou a tartaruga.

    E assim o dia foi passando, e a tartaruga no canto dela pensava:

    — Nada melhor do que uma boa dormida depois de um dia longo como este.

    — Nossa! Já está anoitecendo e eu não vi quase nada! — pensou a borboleta. — Como o dia foi curto!

    Quando a noite chegou, a tartaruga decidiu ficar onde estava mesmo e só voltar para a lagoa no dia seguinte. E a borboleta, surpreendida pela escuridão, procurou um lugar para ficar.

    — Vou pousar nesta pedrinha — pensou a borboleta, e pousou sobre a tartaruga.

    — Que ventinho gostoso! — pensou a tartaruga quando sentiu a borboleta sobre ela. E fechou os olhos.

    Que pedra quentinha! — pensou a borboleta e dormiu.

    Naquela noite, a borboleta sonhou que era tartaruga e a tartaruga sonhou que era borboleta.

LACOCCA, Liliana. A borboleta e a tartaruga. São Paulo, Ática, 1999.

 

Compreensão de texto

1)    Qual é o título do texto?

R.:
 

2)    Quem é o autor?

R.:
 

3)    Quantos e quais são os personagens do texto?

R.:

 

4)    Onde se passa a história?

R.:

 

5)    Quantos parágrafos há no texto?

R.:
 

6)    Cite uma característica da tartaruga.

R.:
 

7)    Cite uma característica da borboleta.

R.:
 

8)    Você se parece mais com a tartaruga ou com a borboleta? Explique sua resposta.

R.:

 

9)    Em sua opinião dá para duas pessoas tão diferentes como a tartaruga e a borboleta, serem amigas? Justifique sua resposta.

R.:

 

10) Esta história se acontece em:

a)    Um mês

b)    Um dia

c)    Uma semana

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: