Interpretação de texto: Biblioteca digital – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma biblioteca digital. Que biblioteca é essa, hein? Vamos conhecê-la? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Conheça a biblioteca digital de acervos da biodiversidade

    A Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade (Biodiversity Heritage Library, no original, conhecida pela sigla BHL) é um convite à descoberta e à inspiração a partir do livre acesso ao conhecimento sobre biodiversidade.

    O site reúne e disponibiliza gratuitamente a literatura e acervos visuais sobre biodiversidade para todo o mundo, assumindo um importante papel na comunidade global de biodiversidade.

    Se você é fascinado pela natureza e por ilustrações botânicas, certamente ficará emocionado ao navegar por tantas lindas mensagens.

    Dentre o conteúdo em acesso aberto disponível, estão mais de 100 mil imagens e fotografias divididas em álbuns.

    Volumes do século XIX, por exemplo, tratam desde as aves da Austrália até um estranho conjunto de ilustrações de morcegos.

    Não podemos deixar de falar das ilustrações botânicas, com desenhos originalmente publicados em revistas francesas, alemãs, inglesas e sul-africanas.

    As imagens oferecem uma visão fascinante da biodiversidade que existe – ou existiu – em todos esses países.

    A BHL montou uma coleção especial para falar das contribuições feitas por mulheres notáveis ​​na pesquisa sobre biodiversidade.

    […]

Verônica Soares. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Conheça a biblioteca digital de acervos da biodiversidade”

Pela leitura do título, pode-se afirmar que o texto tem o objetivo de:

   ) fazer um convite.

(     ) dar uma instrução.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – A informação entre parênteses é:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 3 – No segmento “O site reúne e disponibiliza gratuitamente a literatura e acervos visuais sobre biodiversidade para todo o mundo […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – No trecho “[…] assumindo um importante papel na comunidade global de biodiversidade.”, o autor:

(     ) narra um fato.

   ) expõe uma opinião.

(     ) descreve um ambiente.

 

Questão 5 – Identifique a passagem em que o autor conversa diretamente com o leitor:

(     ) “Se você é fascinado pela natureza e por ilustrações botânicas, certamente ficará […]”

(     ) “Volumes do século XIX, por exemplo, tratam desde as aves da Austrália […]”

(     ) “[…] estão mais de 100 mil imagens e fotografias divididas em álbuns.”

 

Questão 6 – Grife a palavra que indica soma a seguir:

“[…] publicados em revistas francesas, alemãs, inglesas e sul-africanas.”

 

Questão 7 – Na parte “As imagens oferecem uma visão fascinante da biodiversidade que existe – ou existiu – em todos esses países.”, a expressão destacada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) anunciar.

(     ) complementar.

 

Questão 8 – Em “A BHL montou uma coleção especial para falar das contribuições feitas por mulheres notáveis ​​na pesquisa sobre biodiversidade.”, o vocábulo sublinhado introduz:

(     ) o tempo da montagem de uma coleção especial.

(     ) a finalidade da montagem de uma coleção especial.

(     ) a consequência da montagem de uma coleção especial.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: