Interpretação de texto: Aves marinhas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre aves marinhas. Você sabe por que elas não precisam de água doce para matar a sede? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME:  

Leia:

Por que as aves marinhas não precisam de água doce para matar a sede?

    Elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas águas dos oceanos. Já imaginou o transtorno de terem que sair voando em busca de água doce para beber? Pois é. As aves marinhas estão naturalmente preparadas para beber água salgada mesmo. Isso porque elas têm a glândula de sal!

    Os rins das aves marinhas já trabalham tentando eliminar o excesso que elas ingerem, mas não conta de todo o serviço. É a glândula de sal, localizada na cabeça desses animais, que faz o trabalho mais pesado. Essa glândula retira o sal pela mucosa, através de pequenos canais, e o elimina pela narina na forma de uma secreção que se acumula na ponta do bico da ave. Pesquisadores já analisaram e identificaram que essa substância tem tanto sal que supera a salinidade do mar. Por se acumular no bico, retém o excesso de sal, equilibrando a quantidade dessa substância no organismo das aves e evitando que elas fiquem desidratadas.

    As aves marinhas, como o nome já diz, vivem exclusivamente nos mares, oceanos e nas zonas costeiras ao redor do mundo. O corpo delas está adaptado para a vida nesses ambientes de diversas formas. A glândula de sal é uma dessas adaptações, mas podemos recordar outras. Nos pinguins, por exemplo, as asas podem assumir a função de nadadeiras, de forma bem parecida com a de outros seres marinhos, como as baleias e os golfinhos. Já as gaivotas e os albatrozes têm patas no formato de “pés-de-pato”, que permitem que esses animais nadem como patos, é lógico! Além de nadar bem, essas aves podem percorrer pequenas distâncias ou mesmo caminhar em diversos terrenos.

Rafael Fernandes. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 260.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento do texto:

“Elas se alimentam dos peixes que capturam com o bico nas águas dos oceanos.”

Nesse fragmento, o autor refere-se:

 

Questão 2 – Observe:

“Essa glândula retira o sal pela mucosa, através de pequenos canais, e o elimina pela narina na forma de uma secreção […]”

 O autor expõe ações da glândula de sal:

(     ) que se somam.

(     ) que se alternam.

(     ) que se contrastam.

 

Questão 3 – Em “Pesquisadores analisaram e identificaram que essa substância tem tanto sal que supera a salinidade do mar.”, a palavra sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – No segmento “O corpo delas está adaptado para a vida nesses ambientes de diversas formas.”, o trecho destacado retoma:

 

 

Questão 5 – Na parte “[…] ‘pés-de-pato’, que permitem que esses animais nadem como patos, é lógico!”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Identifique as aves marinhas que, segundo o texto, “podem percorrer pequenas distâncias ou mesmo caminhar em diversos terrenos”:

(     ) pinguins.

(     ) gaivotas.

(     ) gaivotas e albatrozes.

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) discutir um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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