Interpretação de texto: Ave sociável – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave sociável. Que ave será essa, hein? Vamos descobrir, lendo o texto? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Ave sociável

    Pertencente à família Hirundinidae, a andorinha-de-dorso-acanelado possui quatro subespécies, mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas. Frequenta os mesmos locais e habitats da andorinha-do-barranco, em grandes bandos, às vezes associada à andorinha-de-sobre-branco e à andorinha-de-bando.

    Alimenta-se de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos. Com a boca aberta, é capaz de perseguir enxames e pegar os insetos em pleno ar.

    Sua expectativa de vida costuma ser superior a cinco anos. Como uma espécie sociável, tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos e de descansar em fios de energia elétrica.

    O período de reprodução vai de abril a agosto, com 4 a 5 ovos por ninhada, incubados por 14 ou 16 dias. Para fazer os ninhos, os grupos organizam colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou até mesmo edifícios.

Giovanna Adelle.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] mede 14 centímetros e pesa de 20 a 28 gramas.”

O texto refere-se à:

(     ) andorinha-de-bando.

(     ) andorinha-do-barranco.

(     ) andorinha-de-dorso-acanelado.

 

Questão 2 – Na passagem “Alimenta-se de insetos, especialmente besouros, também formigas voadoras, vespas e gafanhotos.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:

(     ) “principalmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

(     ) “especificamente”.

 

Questão 3 – Em “Com a boca aberta, é capaz de perseguir enxames e pegar os insetos em pleno ar.”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – No fragmento “Sua expectativa de vida costuma ser superior a cinco anos.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 5 – Observe:

 “Como uma espécie sociável, tem a rotina de voar em bandos enormes com centenas de indivíduos e de descansar em fios de energia elétrica.”

 Nesse segmento, “Como”:

(     ) assinala uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 6 – O trecho “O período de reprodução vai de abril a agosto, com 4 a 5 ovos por ninhada, incubados por 14 ou 16 dias.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra que estabelece a relação de finalidade:

“Para fazer os ninhos, os grupos organizam colônias em penhascos, desfiladeiros, pontes ou até mesmo edifícios.”

 

Questão 8 – Pode-se concluir que o texto lido tem a intenção de:

(     ) explicar sobre uma ave sociável.

(     ) contar uma história sobre uma ave sociável.

(     ) debater um assunto sobre uma ave sociável.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: