Interpretação de texto: As pegadas dos animais – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as pegadas dos animais. Você sabia que os pesquisadores identificam a fauna de determinadas áreas apenas observando pegadas? Que tal entender melhor esse curioso assunto, hein? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Você sabia que os pesquisadores identificam a fauna de determinadas áreas apenas observando pegadas?

    Ver uma onça ou um lobo na natureza é raridade. Isso acontece porque esses animais geralmente realizam suas atividades à tardinha ou à noite, além de terem cores que os confundem com a vegetação. Para observar esses e outros bichos que dificilmente aparecem, os pesquisadores investigam seus rastros.

    Com o objetivo de conhecer a fauna de determinadas áreas, os biólogos observam as pegadas, que são os sinais que os mamíferos deixam durante suas atividades. Em locais como estradas de terra, margens de rios ou lagos, esses rastros são mais visíveis, especialmente quando gravados em terrenos úmidos e macios, porém firmes, que mantêm seu contorno bem definido.

    As pegadas lhes permitem dizer se os animais que por ali passaram pertencem a uma única espécie ou várias. Dentro da mesma espécie, é possível saber se as pegadas pertencem a animais do mesmo tamanho ou não, se são de animais que andam em bando ou não, e, até, se são de uma mãe com seu filhote.

    As pegadas podem indicar, também, os hábitos de vida do animal. Quer saber como? Membranas entre os dedos (os chamados pés de pato) indicam hábitos aquáticos – podem ser de lontra ou ariranha, por exemplo. Dedos opostos, que permitem segurar em galhos, indicam que aquele animal passa pelo menos parte de sua vida sobre as árvores, como os macacos e os gambás.

    Pegadas leves, delicadamente impressas no solo, podem indicar hábitos de um predador discreto e silencioso, como um felino. Já os veados e cervos deixam as marcas dos seus cascos, que são como unhas modificadas.

    O que você acha de atuar também como um detetive da natureza, formulando hipóteses sobre as pegadas que encontrar quando estiver passeando? Então, pés à obra – ops! – mãos à obra!

José Eugênio Côrtes Figueira.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 206.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Isso acontece porque esses animais geralmente realizam suas atividades à tardinha ou à noite, além de terem cores que os confundem com a vegetação.”

O termo “Isso” retoma uma informação. Transcreva-a:

 

Questão 2 – No trecho “Para observar esses e outros bichos que dificilmente aparecem, os pesquisadores investigam seus rastros.”, o fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 3 – No segmento “[…] são os sinais que os mamíferos deixam durante suas atividades.”, o autor do texto refere-se:

 

 

Questão 4 – “[…] quando gravados em terrenos úmidos e macios, porém firmes […]”. Aponte um vocábulo que poderia substituir o que foi sublinhado nesse trecho:

 

 

Questão 5 – Grife a seguir a palavra que introduz uma hipótese:

“As pegadas lhes permitem dizer se os animais que por ali passaram pertencem a uma única espécie ou várias.”

 

Questão 6 – Segundo o texto, as pegadas leves pertencem a animais, como:

(     ) um felino.

(     ) os veados e cervos.

(     ) os macacos e gambás.

 

Questão 7 – No último parágrafo do texto, o autor:

(     ) dá uma ordem.

(     ) faz um convite.

(     ) expressa um alerta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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