Interpretação de texto: As aventuras de Pinóquio – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre As aventuras de Pinóquio. Trata-se de um clássico da literatura mundial, escrito por Carlo Collodi, e que no Brasil foi traduzido por Marina Colasanti! Que tal conhecer a história do boneco de madeira, criado pelo Gepeto? Um fato muito surpreendente envolve esse boneco, chamado de Pinóquio! Descubra lendo o texto e, na sequência, não deixe de responder às questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

As aventuras de Pinóquio

    A casa de Gepeto era apenas um quartinho térreo, que recebia luz de um desvão debaixo de uma escada. A mobília não podia ser mais simples: uma cadeira bem ruinzinha, uma cama nada boa e uma mesa completamente estragada. Na parede ao fundo, via-se uma lareira com o fogo aceso: mas o fogo era pintado, e perto do fogo estava pintada uma panela que fervia alegremente, deixando sair uma nuvem de fumaça que parecia fumaça de verdade.

    Assim que entrou em casa, Gepeto pegou as ferramentas e começou a entalhar e a fabricar sua marionete.

    – Que nome vou lhe dar? – disse de si para si. – Quero chamá-lo Pinóquio. Esse nome vai lhe dar sorte. Conheci uma família inteira de Pinóquios, Pinóquio o pai, Pinóquia a mãe, Pinóquios os filhos, e todos viviam bem. O mais rico deles pedia esmola.

    Tendo encontrado o nome para sua marionete, pôs-se a trabalhar com afinco e lhe fez logo os cabelos, depois a testa, depois os olhos.

    Feitos os olhos, imaginem a sua surpresa ao perceber que eles se mexiam e o encaravam.

    Gepeto, sentindo-se olhado por aqueles dois olhos de madeira, esteve a ponto de ofender, e disse em tom ressentido:

    – Duros olhos de madeira, por que estão me olhando?

    Ninguém respondeu.

Carlo Collodi. As aventuras de Pinóquio: história de uma marionete. Trad. Marina Colasanti. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004.

Questões

Questão 1 – Quem conta a história acima?

a) Gepeto

b) Pinóquio

c) um narrador-observador

d) um narrador-personagem

 

Questão 2 – No primeiro parágrafo da história, descreve-se:

a) a casa de Gepeto.

b) a mobília da casa de Gepeto.

c) as pinturas nas paredes da casa de Gepeto.

d) a marionete criada por Gepeto.

 

Questão 3 – Grife os termos que intensificam os sentidos das características da mobília.

A mobília não podia ser mais simples: uma cadeira bem ruinzinha, uma cama nada boa e uma mesa completamente estragada.

 

Questão 4 – No trecho “[…] Gepeto pegou as ferramentas e começou a entalhar e a fabricar sua marionete.”, os verbos grifados indicam:

a) ações contínuas do Gepeto.

b) ações concluídas do Gepeto.

c) ações hipotéticas do Gepeto.

d) ações previsíveis do Gepeto.

 

Questão 5 – Na passagem “Assim que entrou em casa […]”, a expressão destacada indica:

a) meio

b) modo

c) tempo

d) lugar

 

Questão 6 – O que significa dizer que Gepeto “pôs-se a trabalhar com afinco”?

a) Significa que Gepeto pôs-se a trabalhar com amor.

b) Significa que Gepeto pôs-se a trabalhar com rapidez.

c) Significa que Gepeto pôs-se a trabalhar com sabedoria.

d) Significa que Gepeto pôs-se a trabalhar com persistência.

 

Questão 7 – No momento em que Gepeto criava a marionete, um fato inesperado ocorreu. Identifique-o:

R:

 

Questão 8 – Qual foi a reação de Gepeto diante do fato ocorrido?

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: