Interpretação de texto: Artur e os cavaleiros da Távola Redonda – 7º ano

   Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre Artur e os cavaleiros da Távola Redonda. Você já ouviu falar dessa história de cavalaria? Não? Então, leia o texto e, na sequência, responda às questões interpretativas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Artur e os cavaleiros da Távola Redonda

    Artur era filho secreto do rei Pendragon. Ao nascer, foi confiado ao mago Merlim, que cuidou de sua educação, mas não lhe contou sua verdadeira origem nem o destino que o esperava.

    Dezesseis anos mais tarde, o rei morreu sem deixar herdeiro. Para escolher um novo rei, surgiu uma espada encantada que exibia o nome Excalibur, encravada numa pedra, na qual se lia: “Aquele que conquistar essa espada será o rei”.

    Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.

    Na sua vez, Artur apoderou-se da arma sem a mínima dificuldade. Foi inacreditável. Ele foi consagrado rei.

    Um dia, Merlim aconselhou Artur a reunir os melhores cavaleiros. Diante deles, o mágico fez aparecer uma távola redonda e vários assentos. Neles estava escrito, em ouro, o nome de cada cavaleiro.

    Os cavaleiros da Távola Redonda fizeram um juramento: percorreriam todo o reino socorrendo damas em perigo e combatendo os maus.

Minha 1ª Biblioteca “Larousse Heróis”. Tradução: Adriana de Oliveira Silva. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 10 – 11.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o personagem principal do texto:

a) Artur.

b) o rei Pendragon.

c) o mago Merlim.

d) os cavaleiros da Távola Redonda.

 

Questão 2 – Artur tornou-se rei porque:

a) “[…] era filho secreto do rei Pendragon.”

b) “[…] foi confiado ao mago Merlim […]”

c) “[…] o rei morreu sem deixar herdeiro.”

d) “[…] apoderou-se da arma sem a mínima dificuldade.”

 

Questão 3 – Há uma opinião sobre a façanha de Artur em:

a) “[…] uma espada encantada que exibia o nome Excalibur, encravada numa pedra […]”

b) “[…] Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.”

c) “Foi inacreditável.”

d) “Ele foi consagrado rei.”

 

Questão 4 – Segundo o texto, o mágico Merlin aconselhou o rei Artur a reunir os melhores cavaleiros. Formou-se, então, a Távola Redonda. Identifique a missão desses cavaleiros:

R:

 

Questão 5 – Na parte “[…] mas não lhe contou sua verdadeira origem nem o destino que o esperava.”, os termos sublinhados retomam:

a) Artur.

b) o rei Pendragon.

c) o mago Merlim.

d) um dos cavaleiros do reino.

 

Questão 6 – Na passagem “Todos os cavaleiros do reino tentaram retirar a espada da pedra. Mas nenhum conseguiu.”, o termo “mas” indica:

a) a comparação entre dois fatos.

b) a oposição entre dois fatos.

c) a consequência de um fato.

d) a finalidade de um fato.

 

Questão 7 – As aspas foram usadas no texto para:

a) enfatizar a principal parte da narrativa.

b) sinalizar um dizer de autoria alheia.

c) indicar uma frase escrita em linguagem informal.

d) destacar um comentário do autor do texto.

 

Questão 8 – O texto apresenta principalmente:

a) sequências expositivas.

b) sequências descritivas.

c) sequências narrativas.

d) sequências argumentativas.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: