Interpretação de texto: Apelo – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o apelo. Em “Venha para casa, Senhora, por favor.”, a que Senhora o narrador se dirige? Por que faz um apelo a ela? Vamos conhecer essa história? Então, leia com atenção o texto Apelo, escrito por Dalton Trevisan. Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                                                DATA:

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NOME:

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas:

Apelo

    Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

    Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

    E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

TREVISAN, Dalton. “Mistérios de Curitiba”. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.

 

Questões

Questão 1 – Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina.”, o narrador:

(     ) faz uma crítica à Senhora.

(     ) faz uma queixa à Senhora.

(     ) faz uma confissão à Senhora.

 

Questão 2 – No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos […]”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

(     ) paulatinamente.

(     ) incessantemente.

(     ) esporadicamente.

 

Questão 3 – O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse sentida, num determinado espaço de tempo. Identifique-os:

 

 

Questão 4 – No fragmento “Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou.”, o termo “Senhora” desempenha a função de:

(     ) sujeito.

(     ) aposto.

(     ) vocativo.

 

Questão 5 – Na oração “[…] ninguém os guardou debaixo da escada.”, o pronome destacado foi empregado para retomar:

 

 

Questão 6 – Na passagem “Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos.”, o trecho sublinhado exprime:

(     ) o modo de o narrador ir beber com os amigos.

(     ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.

(     ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos.

 

Questão 7 – No período “Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”, a conjunção “e” tem valor:

(     ) aditivo.

(     ) alternativo.

(     ) adversativo.

 

Questão 8 – Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.”, os dois-pontos introduzem um fato:

(     ) que explica o fato anterior.

(     ) que contradiz o fato anterior.

(     ) que complementa o fato anterior.

 

Questão 9 – O narrador encerra o texto com:

(     ) um apelo à senhora.

(     ) uma ordem à Senhora.

(     ) um conselho à Senhora.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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