Interpretação de texto: Anti-inflamatório – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o anti-inflamatório. Provavelmente, você já deve ter tomado alguma vez esse medicamento, não é mesmo? Mas, você como ele age em nosso corpo? Vamos aprender? Então, leia o texto Como funciona o anti-inflamatório? que explica direitinho esse assunto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Como funciona o anti-inflamatório?

            Como é desagradável quando não podemos brincar ou precisamos faltar à escola porque nos sentimos indispostos. Quando o médico nos examina e descobre que isso é reflexo de uma inflamação, ele receita um tipo de remédio: o anti-inflamatório. Humm… Mas o que é inflamação, mesmo, hein?

            Inflamação é uma forma de reação do nosso corpo. Uma inflamação de garganta, por exemplo, pode ser consequência do ressecamento causado pelo clima mais seco. A vermelhidão no local já é reflexo da defesa do nosso organismo. As coisas são mais ou menos assim…

            Substâncias produzidas pelo nosso corpo, como as prostaglandinas, promovem a inflamação. As prostaglandinas – se me permitem apresentá-las – são responsáveis por reações como a febre e a vermelhidão da qual falamos no caso da inflamação da dor de garganta. Elas fazem tudo isso para sinalizar que algo não vai bem.

            Agora, anotem: as prostaglandinas são produzidas por uma outra substância de nome ainda mais esquisito, a ciclooxigenase. Por que vocês precisam saber disso? Ora, porque o anti-inflamatório funciona bloqueando a ação da ciclooxigenase, que, por sua vez, deixa de produzir as prostaglandinas, diminuindo, assim, a inflamação.

            Ops! Se as prostaglandinas sinalizam que algo não vai bem, inibir apenas a sua produção resolve o problema? Na verdade, o anti-inflamatório elimina apenas os sintomas, como a dor e o inchaço, o que nem sempre resolve o problema de maneira definitiva. Mas é correto tratar a inflamação para aliviar o paciente e, em seguida, pesquisar a fonte do problema. No caso de um dente, por exemplo, pode-se aliviar a dor com o medicamento, mas a solução pode ser mesmo a extração (ui!).

Glauce Socorro de Barros Viana. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 215.  Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Inflamação é uma forma de reação do nosso corpo.”, a autora do texto:

(     ) avalia “inflamação”.

   ) define “inflamação”.

(     ) caracteriza “inflamação”.

 

Questão 2 – No período “Elas fazem tudo isso para sinalizar que algo não vai bem.”, o termo sublinhado refere-se:

(     ) às substâncias produzidas pelo nosso corpo.

(     ) às prostaglandinas.

(     ) às reações como a febre e a vermelhidão.

 

Questão 3 – Na parte “Ora, porque o anti-inflamatório funciona bloqueando a ação da ciclooxigenase […]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “retardando”.

(     ) “impedindo”.

(     ) “amenizando”.

 

Questão 4 – Na frase “[…] o anti-inflamatório elimina apenas os sintomas, como a dor e o inchaço […]”, a autora usou o vocábulo “como” para:

(     ) intensificar os sintomas eliminados pelo anti-inflamatório.

(     ) dar exemplos de sintomas eliminados pelo anti-inflamatório.

(     ) fazer uma comparação entre os sintomas eliminados pelo anti-inflamatório.

 

Questão 5 – Identifique o adjetivo, empregado pela autora, para caracterizar o nome da substância que produz as prostaglandinas:

R:

 

Questão 6 – Em “[…] nem sempre resolve o problema de maneira definitiva.”, a parte grifada:

(     ) indica lugar.

(     ) indica modo.

(     ) indica tempo.

 

Questão 7 – No segmento “Mas é correto tratar a inflamação para aliviar o paciente […]”, a palavra “para” expressa:

(     ) o motivo de tratar a inflamação.

(     ) a finalidade de tratar a inflamação.

(     ) a consequência de tratar a inflamação.

 

Questão 8 – Pode-se afirmar que o texto lido tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: