Interpretação de texto: Alegrias do natal – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, sobre o texto “Alegrias do natal”.

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Alegrias do natal

    Natal, pra mim, tem sabor de alegria e surpresas, sabe por quê? Porque em minha casa cada um preparava uma surpresa para o outro.

    Naquele natal, porem, havíamos combinado que ninguém ia dar presente, por causa das despesas com a chegada do nenê (mamãe estava esperando nenê). Eu já havia me conformado em não dar nem receber surpresas.

    Mas quando acordei no dia 25, quase morri de alegria, sabe o que havia no meu quarto? Uma cadeirinha de balanço de madeira com uma almofada de retalhos bem coloridos. Papai havia feito a cadeira e mamãe havia feto a almofada, nem precisa dizer que fiquei muito contente.

    Papai e mamãe ainda dormiam, então chegou a minha vez de fazer minha surpresa, eu havia preparado uma, e estava escondido no meu guarda-roupa.

    A surpresa é que meu presente era para o nenê, que ia nascer. Como eu não podia gastar dinheiro escolhi um calçãozinho da madalena, a minha boneca, lavei bem lavadinho, passei bem direitinho, dobrei e coloquei numa sacola. Embrulhei com um papel bem bonitinho e escondi.

    Peguei então o pacotinho, entrei bem quietinha no quarto dos meus pais e coloquei o presentinho sabe onde? Bem em cima da barriga da mamãe, depois voltei para o meu quarto.

    Quando eles levantaram, foram até a minha cama e me deram um beijo com gosto diferente, sabe? Eu também dei um beijo diferente neles, não precisamos falar mais nada, porque já havíamos entendido tudo.

Cristina Porto.

 

Questões

1)    Qual é o titulo do texto?

R:

 

2)    Quem é o autor do texto?

R:

 

3)    Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4)    Qual é o tema principal do texto?

R:

 

5)    O que a família combinou para aquele natal? Por quê?

R:

 

6)    Segundo o texto o que era bom no natal?

R:

 

7)    Que surpresa o personagem principal ganhou?

R:

 

8)    Qual foi o presente que o personagem principal deu?

R:

 

9)    O que aconteceu quando os pais viram o presente em cima da barriga da mamãe?

R:

 

10) Faça uma ilustração da história.

 

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: