Interpretação de texto: A temperatura do sol – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a temperatura do sol. A que temperatura o Sol pode chegar? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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A que temperatura o Sol pode chegar?

    Existem várias escalas de temperaturas na ciência. Uma delas, que usamos muito na vida diária, é chamada de escala centígrada (medida em cem unidades) ou Celsius, em homenagem ao cientista sueco Anders Celsius, que ajudou a criá-la no século XVIII.

    Na escala Celsius, chamamos de zero grau a temperatura do gelo de água e de cem graus a temperatura da água fervente. Nessa escala, por exemplo, a temperatura de nosso corpo é de quase 37 graus. Então, a temperatura é uma maneira científica de falar a quentura ou a frieza de qualquer corpo, inclusive do Sol e de todas as outras estrelas.

    As estrelas são coloridas e medimos a temperatura delas pela sua cor. Usamos então um termômetro de cores. A nossa estrela, o Sol, é amarelo, como bem sabemos. Existem também estrelas alaranjadas, verdes e azuis. Numa noite bastante escura, podemos perceber as cores do céu!

    Por exemplo: já reparou que a chama de uma vela é avermelhada e a chama de um fogão a gás é azulada? Elas também têm temperaturas diferentes. A chama da vela tem uma temperatura menor do que a chama azul do fogão. Assim também acontece com as estrelas. Uma estrela azulada é mais quente que uma estrela amarelada ou avermelhada.

    A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius! Mas, atenção: a parte colorida das estrelas é a parte que podemos ver no céu. A parte de dentro é milhares de vezes mais quente, mas não podemos vê-la.

    Concluindo: se o Sol fosse menor e mais frio, nós o veríamos avermelhado; se ele fosse maior e mais quente, nós o veríamos azulado!

Domingos Soares. Disponível em:
<http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/a-que-temperatura-o-sol-pode-chegar/>.
(Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Pela leitura do título, pode-se afirmar que o texto desempenha a função de:

(     ) explicar algo.

(     ) fazer um alerta.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Segundo o texto, o cientista sueco Anders Celsius ajudou a criar, no século XVIII, uma escala de temperatura na ciência. A que escala o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Identifique a estrela que, de acordo com o texto, tem a temperatura maior:

(     ) a estrela azulada.

(     ) a estrela amarelada.

(     ) a estrela avermelhada.

 

Questão 4 – No fragmento “A chama da vela tem uma temperatura menor do que a chama azul do fogão.”, o autor do texto:

(     ) faz uma comparação.

(     ) expressa uma dedução.

(     ) apresenta uma conclusão.

 

Questão 5 – Na passagem “Assim também acontece com as estrelas.”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Em “A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius!”, o autor usou o ponto de exclamação para exprimir, em relação ao fato, o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 7 – No trecho “A parte de dentro é milhares de vezes mais quente, mas não podemos vê-la.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 8 – No segmento “[…] se ele fosse maior e mais quente, nós o veríamos azulado!”, os vocábulos destacados:

(     ) retomam o Sol.

(     ) anunciam o Sol.

(     ) caracterizam o Sol.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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