Interpretação de texto: A tartaruga e a lebre – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a tartaruga e a lebre. A história começa quando a tartaruga faz uma proposta à lebre: Vamos apostar quem chega primeiro lá onde fica aquela árvore? A lebre logo debochou… Afinal, como a tartaruga, que é vagarosa, poderia ganhar de um dos animais mais rápidos que há na face da Terra? E aí? Quem ganhou a aposta? Quem ganhou o prêmio combinado? A tartaruga ou a lebre? Que tal descobrir o desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

A tartaruga e a lebre

    –  Vamos apostar quem chega primeiro lá onde fica aquela árvore? –  perguntou a tartaruga à lebre.

     A lebre riu dela:

    – Você está louca? Vagarosa como você é! Está se lembrando de que sou um dos animais mais rápidos que existem?

    – Estou, sim. E continuo apostando.

    A lebre sabia que era capaz de chegar até a árvore em quatro pulos.

    – Está bem. Depois não diga que não avisei.

    Combinaram um prêmio e a lebre deixou a tartaruga partir.

    Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu – e enquanto isso a tartaruga ia indo, no seu passo solene. Tinha consciência de sua lentidão e, por isso, não parava de andar.

    – Essa aposta é indigna de meus dotes – pensava a lebre.

    – Para a vitória ter algum valor, só saindo no último instante.

    Afinal, quando a tartaruga estava quase chegando ao fim combinado, partiu como uma flecha.

    Tarde demais. Quando chegou, a tartaruga já estava lá. Teve que lhe entregar o prêmio e, por cima, dar os parabéns.

    Mais vale um trabalho persistente do que dotes naturais mal aproveitados.

GÄRTNER, Hans & ZWERGER, Lisbeth. “12 fábulas de Esopo”. São Paulo: Ática, 1999.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – A história lida acontece porque:

(     ) a tartaruga propôs uma aposta à lebre.

(     ) a tartaruga venceu a aposta que propôs a lebre.

(     ) a lebre debochou da aposta que a tartaruga propôs.

 

Questão 3 – A lebre definiu a tartaruga com o termo:

(     ) “louca”.

(     ) “indigna”.

(     ) “vagarosa”.

 

Questão 4 – No trecho “Está se lembrando de que sou um dos animais mais rápidos que existem?”, a palavra “mais”:

(     ) explica uma característica de animais como a lebre.

(     ) intensifica uma característica de animais como a lebre.

(     ) complementa uma característica de animais como a lebre.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a tartaruga:

(     ) “não parava de andar e tinha consciência de sua lentidão”.

(     ) “não parava de andar, pois tinha consciência de sua lentidão”.

(     ) “não parava de andar, mas tinha consciência de sua lentidão”.

 

Questão 6 – Sublinhe os verbos que exprimem as ações da lebre, enquanto a tartaruga ia seguindo o caminho da aposta:

 

“Pastou, escutou de que lado vinha o vento, dormiu […]”

 

Questão 7 – Na passagem “Teve que lhe entregar o prêmio e, por cima, dar os parabéns.”, a expressão destacada indica:

(     ) um desejo da lebre.

(     ) uma obrigação da lebre.

(     ) uma recomendação da lebre.

 

Questão 8 – A moral da história foi construída por meio:

(     ) de uma oposição.

(     ) de uma comparação.

(     ) de uma exemplificação.

 

Questão 9 – Quem conta a história “A tartaruga e a lebre”?

(     ) a lebre.

(     ) a tartaruga.

(     ) o narrador-observador.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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