Interpretação de texto: A tartaruga – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre uma tartaruga. Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas. Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história? Será que a tartaruga vai conseguir retornar à sua casa? Descubra lendo o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                             DATA:

PROF:                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

A tartaruga

    Era uma vez uma tartaruga que tinha perdido a memória e não se lembrava do caminho de volta para sua casa. Estava perdida no bosque e chorava. Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.

    Isso ocasionou problemas para os anões do bosque, já que entrava água – lágrimas em suas casas.

    Decididos a buscar a origem de tal “inundação”, saíram de suas casas para saber qual era o problema.

    Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente e lhe perguntaram:

     – Tartaruga, por que você chora tanto?

    – Eu perdi a memória e não sei como voltar para minha casa.

    Os anões tiveram uma ideia. Colocaram umas ervas mágicas dentro da couraça da tartaruga e lhe disseram:

    – Cada vez que você quiser saber o que deve fazer, ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar. Verá que funciona muito bem!

     A tartaruga assim o fez: pôs a cabeça dentro da couraça, olhou as ervas e pensou:

    – Qual é o caminho para eu voltar para casa?

    A seguir, adotou uma postura pensativa e disse:

    – Ah! Já me recordo, tenho que subir esta montanha e descer pela margem do riacho.

    A tartaruga espichou o pescoço, pôs a cabeça para fora da couraça, agradeceu aos anões e foi-se embora para sua casa. […]

    A partir daquele momento, a tartaruga aprendeu o que deveria fazer sempre quando não se lembrasse de algo. Colocaria a cabeça dentro da couraça, pensaria e decidiria.

Autor desconhecido. “Aprendendo valores éticos”. FAGUNDES, Márcia Botelho. Autêntica. 2001. p. 65.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A tartaruga”:

(     ) os anões do bosque ajudaram a tartaruga com umas ervas mágicas.

(     ) a tartaruga perdeu a memória e não se recordava do caminho de sua casa.

(     ) a tartaruga chorou tanto que “inundou” com as lágrimas o bosque dos anões.

 

Questão 2 – Na passagem “Chorou tanto que o bosque começou a encharcar-se de lágrimas.”, o vocábulo grifado introduz:

(     ) a causa de a tartaruga chorar tanto.

(     ) a finalidade de a tartaruga chorar tanto.

(     ) a consequência de a tartaruga chorar tanto.

 

Questão 3 – Na parte “Logo encontraram a tartaruga chorando desesperadamente […]”, o termo destacado foi empregado para exprimir:

(     ) o lugar em que a tartaruga chorava.

(     ) o modo com que a tartaruga chorava.

(     ) a intensidade com que a tartaruga chorava.

 

Questão 4 – Em “[…] ponha a cabeça para dentro da couraça cheia de ervas mágicas e comece a pensar.”, os anões do bosque:

(     ) orientam a tartaruga.

(     ) fazem um apelo à tartaruga.

(     ) dão uma sugestão à tartaruga.

 

Questão 5 – Na oração “[…] tenho que subir esta montanha […]”, a expressão sublinhada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma necessidade.

 

Questão 6 – A tartaruga resolveu o seu problema quando:

(     ) “adotou uma postura pensativa”.

(     ) “espichou o pescoço”.

(     ) “pôs a cabeça para fora da couraça”.

 

Questão 7 – Podemos afirmar que o texto tem a intenção de:

(     ) fazer refletir.

(     ) expor uma crítica.

(     ) noticiar uma descoberta.

 

Questão 8 – Os travessões foram usados na história para:

(     ) anunciar as falas dos personagens.

(     ) assinalar o início das falas dos personagens.

(     ) indicar uma pausa nas falas dos personagens.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: