Interpretação de texto: A pardoquinha gulosa – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano, utilizando o texto “A pardoquinha gulosa”.

    Esta interpretação está disponível para download em modelo do Word, pronto para imprimir em PDF, e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

A pardoquinha gulosa

 

Rosinha, a pardoquinha,

gostava muito de bisbilhotar.

Vai sempre à casa da andorinha

somente para observar.

 

Prendada como ela só,

Cacilda, a andorinha,

sempre nos finais de semana,

faz pasteizinhos e empadinhas.

 

Rosinha não resistiu

e dirigiu-se para a cozinha.

Sem fazer nenhum ruído,

já estava dentro da cestinha,

saboreando as apetitosas empadinhas.

 

Cacilda, bem de mansinho,

apareceu de “supetão”:

– Nada disso, folgadinha!

Minhas empadinhas você não bica não!

 

Amedrontada, a pardoquinha:

– Que é isso? Que é isso!

Mas mesmo assim saiu voando.

Levando no bico uma empadinha.

Graça Batituci

 

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?

R.:
 

2) Quem é o autor do texto?

R.:
 

3) Quantas estrofes tem esse poema?

R.:
 

4) Qual é o tema do texto?

R.:

 

5) Quais são os personagens da história?

R.:

 

6) Procure, no dicionário, o significado das palavras em negrito.

R.:

 

7) Circule no texto as palavras com nh e escreva-as abaixo em ordem alfabética.

R.:

 

8) Quem é Cacilda e o que ela faz?

R.:

 

9) Como estão as empadinhas.

R.:

 

10) Faça uma ilustração da história.

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: