Interpretação de texto: A mentira de Cristina, a pequena borboleta – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A mentira de Cristina, a pequena borboleta.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

A mentira de Cristina, a pequena borboleta

    Cristina, uma borboletinha amarela, vivia se metendo em confusão. Ela morava com sua mãe em um lindo bosque, próximo a uma grande floresta. Na véspera de natal, Amélia pediu a filha:
    – Cristina! Por favor, vá até o canteiro natural que existe na entrada da floresta buscar algumas pétalas de flor para enfeitarmos a mesa. Mas cuidado! Não entre na floresta, é proibido, e você sabe o quanto é perigoso.
    A pequena borboleta saiu voando, feliz. No meio do caminho, encontrou Juquinha, um esquilo muito simpático e seu melhor amigo. Ela o convida para ir apanhar algumas pétalas de flor na floresta.
    – Na floresta? Mas isso é perigoso, e sua mãe jamais deixaria. Eu duvido! – disse o esquilo.
    – Mas é verdade. Venha comigo e eu lhe mostrarei – respondeu Cristina com ar de superioridade.
    Os dois seguiram, brincando pelo caminho. Chegando à entrada da floresta, Cristina criou coragem e entrou. De repente, ouviu um barulho. Era Oscar, um beija-flor, que se ofereceu para ajudar. Cristina seguiu o beija-flor, que a guiou até bem longe, na floresta, e depois sumiu. A borboletinha estava sozinha e desamparada! Depois de algum tempo, o beija-flor apareceu novamente. Ele passou voando velozmente, e Cristina conseguiu ir voando atrás dele… Até que encontrou sua mãe! Cristina perguntou onde eles estavam.
    – Na entrada da floresta, Cristina. O beija-flor Oscar a trouxe de volta porque ele é meu amigo e viu o que você estava fazendo, contrariando recomendações. Ele decidiu agir assim para você aprender a ouvir a sua mãe!
    – Cristina, a floresta é perigosa, e você está sempre se metendo em confusão, como eu soube. Não faça mais isso! Obedeça sempre sua mãe, que tem experiência de vida e sabe o que diz – advertiu Oscar.
    Envergonhada, a borboletinha pediu desculpas e prometeu nunca mais desobedecer.

 

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) Onde morava Cristina?
R.

3) O que a mãe de Cristina pediu a ela?
R.

4) Qual a recomendação que a mamãe da borboletinha dá a ela?
R.

5) Cristina obedece a ordem de sua mãe?
R.

6) Quem era o beija-flor Oscar?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: