Interpretação de texto: A lenda da Matrioska – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre a Matrioska! Você a conhece? Trata-se daquela tradicional boneca russa! Que tal saber a origem da Matrioska? Reza a lenda que um habilidoso carpinteiro russo encontrou, certo dia, um esplêndido tronco de madeira… A princípio, não sabia o que fazer com ele… Até que decidiu esculpir uma boneca… O que aconteceu a partir daí? Descubra, lendo o texto e, na sequência, mergulhe em seu conteúdo, respondendo às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

A lenda da Matrioska – a boneca russa

    Era uma vez um virtuoso carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos… Todas as semanas, ele enfrentava o frio do bosque para buscar madeira e assim construir novos objetos. Uma certa manhã ao sair para recolher a madeira, ele encontrou o campo todo coberto de uma grossa capa de neve. À noite havia sido difícil. Ele rezou. Toda a madeira que ele encontrava no caminho estava úmida e só lhe servia para fazer fogo.

    Abatido pelo cansaço, ele decidiu retornar à sua casa e tentar a sorte no dia seguinte. Quando ele estava dando meia volta, lhe chamou a atenção um tronco de madeira esplêndido, o mais belo que ele havia visto em sua vida. Rápido como um raio ele retornou ao seu estúdio, porém vários dias se passaram até ele decidir o que talhar. Finalmente, decidiu fazer uma preciosa boneca.

    Era tão bonita, que decidiu não vendê-la para lhe fazer companhia. “Você se chamara Matrioska” disse ele à inerte figura. Cada manhã, ao levantar-se ele falava com sua companheira. “Bom dia, Matrioska”. Um dia, ela lhe respondeu: “Bom dia, Serguei”. O carpinteiro se surpreendeu, porém ao invés de sentir medo ele se sentiu feliz por ter alguém com quem conversar.

    Com o tempo, o carpinteiro percebeu que Matrioska estava triste e lhe perguntou o que estava acontecendo. Ela lhe respondeu que via que todo mundo tinha um filho ou filha e ela desejava ter um. “Terei que te abrir e isso será doloroso” – respondeu Serguei.  E ela disse: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”. E sem pensar duas vezes ele talhou uma réplica, menor e lhe chamou de Trioska. Ela já não se sentia mais sozinha.

    O instinto maternal se apoderou também de Trioska e Serguei concordou que esta também teria um filho, se chamaria Oska. Mas Oska também queria um descendente. O carpinteiro contou que dessa vez a madeira poderia originar uma boneca má. Oska não desistiu. Após pensar, ele talhou um boneco, bem pequeno e com bigode e lhe batizou de Ka. E o colocou em frente ao espelho e disse: “Você é um homem, não pode ter filhos!”

    Então colocou Ka dentro de Oska. A Oska dentro da Trioska e a Trioska dentro da Matrioska. Um dia, misteriosamente, Matrioska desapareceu com toda sua família dentro. Serguei ficou desolado.

Isadora Cordeiro. Disponível em: <https://isadoracln.wordpress.com>.

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto acima:

a) contar a origem da boneca russa Matrioska.

b) explicar como é feita a boneca russa Matrioska.

c) caracterizar a boneca russa Matrioska.

d) divulgar a tradicional boneca russa Matrioska.

 

Questão 2 – Segundo o texto, o carpinteiro Serguei ganhava a vida talhando belos objetos de madeira. O que isso significa?

a) Significa que o carpinteiro Serguei ganhava a vida inventando belos objetos de madeira.

b) Significa que o carpinteiro Serguei ganhava a vida consertando belos objetos de madeira.

c) Significa que o carpinteiro Serguei ganhava a vida comercializando belos objetos de madeira.

d) Significa que o carpinteiro Serguei ganhava a vida esculpindo belos objetos de madeira.

 

Questão 3 – No período “Todas as semanas, ele enfrentava o frio do bosque para buscar madeira e assim construir novos objetos.”, o termo sublinhado aponta para um fato:

a) previsível na vida do carpinteiro Serguei.

b) contínuo na vida do carpinteiro Serguei.

c) hipotético na vida do carpinteiro Serguei.

d) esporádico na vida do carpinteiro Serguei.

 

Questão 4 – Identifique o problema que, certo dia, interrompeu a rotina de trabalho do carpinteiro russo Serguei:

R:

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o carpinteiro Serguei começou a resolver o seu problema no momento em que:

a) “[…] encontrou o campo todo coberto de uma grossa capa de neve.”

b) “Ele rezou.”

c) “Abatido pelo cansaço, ele decidiu retornar à sua casa […]”

d) “[…] lhe chamou a atenção um tronco de madeira esplêndido […]”

 

Questão 6 – Segundo a lenda, Serguei decidiu fazer uma boneca preciosa. Mas não a venderia, ao contrário do que fazia com os outros objetos que construía. Aponte o motivo:

R:

 

Questão 7 – A partir da preciosa boneca Matrioska, o carpinteiro Serguei foi criando mais bonecas. Por quê?

R:

 

Questão 8 – “Você é um homem, não pode ter filhos!”. A quem Serguei dirigiu essa fala?

 R:

 

Questão 9 – Segundo a lenda, um acontecimento deixou Serguei desolado. Explique:

R:

 

Questão 10 – Em “[…] o mais belo que ele havia visto em sua vida.”, o termo “mais”:

a) intensifica o sentido de uma característica atribuída ao tronco de madeira.

b) explica o sentido de uma característica atribuída ao tronco de madeira.

c) justifica o sentido de uma característica atribuída ao tronco de madeira.

d) complementa o sentido de uma característica atribuída ao tronco de madeira.

 

Questão 11 – No trecho “Rápido como um raio ele retornou ao seu estúdio […]”, o vocábulo “como” introduz uma:

a) explicação

b) causa

c) explicação

d) comparação

 

Questão 12 – Na passagem “Um dia, misteriosamente, Matrioska desapareceu com toda sua família dentro.”, o termo destacado indica:

a) o lugar em que a Matrioska desapareceu com toda sua família.

b) o meio com que a Matrioska desapareceu com toda sua família.

c) o modo com que a Matrioska desapareceu com toda sua família.

d) o tempo com que a Matrioska desapareceu com toda sua família.

 

Questão 13 – As aspas foram usadas para destacar:

a) as citações de autoria alheia.

b) as partes principais da história.

c) as falas dos personagens da lenda.

d) os comentários de quem narrou a lenda.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: