Interpretação de texto: A leiteira e o balde de leite – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, do texto A leiteira e o balde de leite. Trata-se da história de Joana que, ao se dirigir à aldeia com um balde de leite na cabeça, pensava em diferentes coisas que poderia fazer a partir da venda do leite… Porém, algo inesperado acontece no caminho… O que será? Ficou curioso (a)? Então, leia o texto e, em seguida, aprofunde-se em seu conteúdo, respondendo às questões propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

A leiteira e o balde de leite

    Joana, carregando na cabeça um balde de leite, dirigia-se rapidamente para a aldeia. A fim de andar mais depressa, tinha posto uma roupinha ligeira e sapatos bem cômodos. Ia leve como o vento. Em seu pensamento, já estava vendendo o leite e empregando o dinheiro.

    – Compro cem ovos e ponho a chocar. Posso muito bem criar pintos ao redor da casa. Quando crescerem, vendo todos e tenho um bom lucro. Com esse dinheiro, compro um leitãozinho. Em pouco tempo, terei um porco bem gordo, pois só comprarei se o leitão já for gordinho. Cobro um bom preço pelo porco e compro uma vaca. Terá que vir acompanhada de seu bezerrinho. Será uma graça vê-lo saltar pelo quintal.

    Joana entusiasmada, saltou também. O balde caiu da sua cabeça, e o leite derramou-se no chão. Adeus bezerro, vaca, porco, leitão, ninhada de pintos!

    A pobre Joana voltou para casa, com medo que o marido brigasse com ela.

    – É fácil fazer castelos no ar, pensava. Nada mais gostoso. Na minha imaginação posso virar rainha, usar uma coroa de diamantes e ter súditos que me adorem. Nada disso dura muito: uma coisa à-toa acontece, e volto a ser Joana Leiteira.

GÄRTNER, Hans & ZWERGER, Lisbeth. 12 fábulas de Esopo. Trad. ALMEIDA, Fernanda Lopes de. 7. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2003.

 

Questões

Questão 1 – Na parte inicial da história, o termo “rapidamente” indica:

a) o modo com que Joana se dirigia à aldeia.

b) o meio com que Joana se dirigia à aldeia.

c) o tempo com que Joana se dirigia à aldeia.

d) a intensidade com que Joana se dirigia à aldeia.

 

Questão 2 – Segundo o texto, Joana ia, em seu pensamento, vendendo o leite e empregando o dinheiro, enquanto se dirigia à aldeia. Ao final de suas negociações, ela teria:

a) uma ninhada de pintos.

b) um leitão.

c) uma vaca.

d) uma vaca com um bezerrinho.

 

Questão 3 – De acordo com o narrador, um fato interrompeu os planos de Joana. Identifique-o:

R: 

 

Questão 4 – Após o fato ocorrido, Joana conclui que “É fácil fazer castelos no ar, pensava”. O que ela quis dizer com essa afirmação? Explique:

R:

 

Questão 5 – Na história, os travessões anunciam:

a) as falas da Joana.

b) as falas do narrador.

c) uma fala da Joana e uma fala do narrador.

d) as falas de dois personagens.

 

Questão 6 – Na frase “Ia leve como o vento.”, a palavra “como” introduz:

a) uma condição.

b) uma exemplificação.

c) uma comparação.

d) uma conclusão.

 

Questão 7 – Na passagem “Será uma graça vê-lo saltar pelo quintal.”, Joana refere-se:

a) ao pinto.

b) ao leitãozinho.

c) ao porco.

d) ao bezerrinho.

 

Questão 8 – No fragmento “Joana entusiasmada, saltou também.”, o adjetivo destacado exprime:

a) uma ação de Joana.

b) um estado de Joana.

c) uma característica de Joana.

d) um modo de ser de Joana.

 

Questão 9 – Podemos concluir que predomina no texto:

a) a exposição de ideias.

b) a descrição de cenários.

c) a narração de acontecimentos.

d) a defesa de um ponto de vista.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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