Interpretação de texto: A lebre e a tartaruga – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, indicada para os estudantes do 8º ano, proporciona o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura. As questões baseiam-se na fábula A lebre e a tartaruga

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME:     

Leia:

A lebre e a tartaruga

    Um dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole, e enquanto falava a tartaruga ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.

    “Deve ser só de brincadeira!”, pensou a lebre.

    A raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou, e na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente. Por isso, lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore.

    “Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo”, pensou.

    A lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma só vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava. De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.

    Moral: Devagar e sempre se chega na frente.

Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton.

São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. p. 12.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido é do gênero:

a) notícia

b) fábula

c) conto

d) lenda

 

Questão 2 – Há o predomínio no texto da:

a) opinião sobre os episódios relatados.

b) comparação entre dois animais.

c) descrição de personagens e ambientes.

d) narração de fatos ocorridos.

 

Questão 3 – Identifique a finalidade do texto lido:

 

 

Questão 4 – No segmento “Quando ela acordou, cadê a tartaruga?”. o verbo destacado exprime um fato:

a) que poderia acontecer.

b) totalmente concluído.

c) que está acontecendo.

d) inacabado no momento em que é narrado.

 

Questão 5 – No período “A corrida começou, e na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga.”, a locução sublinhada indica:

a) tempo

b) modo

c) afirmação

d) lugar

 

Questão 6 – No trecho “Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava.”, a conjunção grifada estabelece entre as orações uma relação de:

a) conclusão

b) explicação

c) oposição

d) concessão

 

Questão 7 – A passagem “O dia estava quente. Por isso, lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar […]” foi reescrita corretamente em:

a) “O dia estava quente. Mas, lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar […]”

b) “O dia estava quente. Com efeito, lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar […]”

c) “O dia estava quente. Assim, lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar […]”

d) “O dia estava quente. Afinal, lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar […]”

 

Questão 8 – As aspas foram utilizadas no texto para sinalizadas:

a) as falas de um personagem.

b) os comentários do narrador.

c) os trechos escritos na 1ª pessoa do singular.

d) os fatos principais da história.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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