Interpretação de texto: A lagartixa Cauê – 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: A lagartixa Cauê.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

A lagartixa Cauê

 

    Cauê é uma lagartixa. Como muitas outras lagartixas, ele nasceu atrás da luminária principal da sala da casa da viúva Maria, que veio do Paraguai.
    Lagartixas não gostam de sair de suas tocas durante o dia. Preferem a noite, para caçar pequenos insetos.
    A refeição predileta de Cauê é pernilongo, que vive infestando o saguão de entrada. Mas já está chegando o inverno, e estava difícil encontrar algum voando por ali.
    Um dia escondido atrás da luminária, Cauê ouviu as pessoas conversando. Alguém comentou:
    – Está chegando o frio. Bom mesmo é quando chegar o verão. Vamos à praia?
    – Eu não gosto. A praia é cheia de insetos voando para todos os lados – Respondeu outra pessoa.
    Então Cauê não quis ouvir mais nada. Só imaginava as palavras praia e insetos voando. Sem pensar duas vezes, foi logo reunindo suas coisinhas e anunciou a decisão para a família:
    – Vou me mudar para praia. Lá e bom e tem muita comida.
    Não havia quem convencesse Cauê a ficar. Ele estava decidido. Naquela mesma noite, começou sua jornada dessa praia tão sonhada.
    Ao sair de casa, Cauê teve seu primeiro susto: “como é grande o mundo aqui fora!”- Pensou. Não sabia nem para qual lado da rua deveria andar. Escolheu um, e foi! Pedia informação aos cães. Fugia dos gatos. Corria e se escondia. E começava tudo de novo no outro dia.
    Foi uma verdadeira aventura. Até que, depois de duas semanas, Cauê chegou à praia. Viu o mar e pensou:
    – Água nunca terei problema para encontrar! Como é possível não ter outras lagartixas morando por aqui?
    Correu até o mar e, antes que pudesse alcançá-lo, uma onda o derrubou. Recuperado, tentou mais uma vez. E outra. Até que entendeu como funcionava o mar. Ficou parado, esperando pela água com a boquinha aberta para matar sua cede. Assim que a onda chegou:
    – Eca! – gritou. – Que água salgada! Estou cansado demais. Vou me deitar e amanhã procuro por uma água melhor.
    Cauê fez uma toca na areia e pegou no sono, pois já estava amanhecendo. Poucas horas se passaram e os turistas começaram a chegar. Crianças correndo de um lado para o outro, mulheres esticando suas toalhas para tomar sol, homens jogando futebol.
    Cauê acordou com toda aquela confusão “o que é isso?”, disse para si mesmo.
    Naquele instante, uma menina passou correndo e chutou a toca dele, depois foi uma bola que quase acertou seu rabo. E muitas pessoas saindo do mar, comprando sorvetes, caminhando pela praia… Cauê não conseguia se esconder, muito menos se proteger.
    Um siri o puxou para sua casa.
    – O que você esta fazendo aqui? A praia é muito perigosa para uma lagartixa! Aqui esta assim de espiões! – disse o siri, batendo varias vezes uma parte na outra de suas pinças. Cansado, com sono, com fome e com sede, Cauê não teve dúvidas em pedir ajuda:
    – Senhor siri, posso ficar aqui até escurecer? Estou muito cansado para voltar para minha casa hoje. O siri deu sua permissão. E assim que a noite chegou, Cauê partiu. Voltou para o seu lugar, de onde nunca deveria ter saído.

Fernando Soares Andrade.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?
R.

 

2) Onde nasceu a lagartixa Cauê?
R.

 

3) Qual a melhor hora para as lagartixas saírem de suas tocas?
R.

4) Qual é a refeição predileta de Cauê?
R.

 

5) Um dia escondido atrás da luminária, Cauê ouviu o que das pessoas?
R.

 

6) Cauê não quis ouvir mais nada. O que ele fez?
R.

 

7) Ao sair de casa qual o primeiro susto do Cauê?
R.

 

8) Como Cauê chegou à praia?
R.

 

9) Cauê fez uma toca na areia e pegou no sono, pois já estava amanhecendo. Poucas horas se passaram e os turistas começaram a chegar o que aconteceu?
R.

10) Cansado, com sono, com fome e com sede, Cauê não teve dúvidas em pedir ajuda. Pediu ao senhor siri se podia ficar lá ate escurecer. O que o senhor siri achou disso?
R.

 

Por Hélia Higa.

helia pereira:
Veja também: