Interpretação de texto: A garça sábia – 4º ano

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A garça sábia.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

A garça sábia

    Era uma vez uma garça bastante sábia que morava perto de um lago. Os vizinhos aceitavam seus conselhos o tempo todo e ela era famosa por sua sabedoria. Uma vez, uma pantera foi correndo até à garça. Sua pata havia sido mordida por uma fuinha. A garça aconselhou colocar um pouco de lama na ferida e mantê-la coberta. A pantera logo se sentiu melhor e deu um peixe para a garça como um presente pela ajuda. Ali perto, havia um lobo mau que não acreditava que a garça era sábia. Ele não gostava dela. Um dia, um filhote de urso pegou um peixe. O lobo arrebatou o peixe para longe e o engoliu. Uma espinha do peixe ficou presa na garganta do lobo. Ele estava sentindo muita dor. Desesperadamente procurando por ajuda, ele foi até à garça. Ele prometeu a ela um ótimo presente se ela o ajudasse. A garça pediu para o lobo manter sua boca aberta enquanto ela colocava seu longo bico dentro d garganta dele para puxar a espinha. O logo sentiu-se muito melhor depois que a espinha de peixe saiu. A garça, então, perguntou a ele sobre o presente que ele havia prometido. O lobo disse que tinha sido generoso em não aproveitar a oportunidade para matá-la. Esse gesto gentil era um grande presente para ela. Dizendo isso, ele rapidamente foi embora. A garça ficou muito triste em ouvir as palavras do lobo. Mas logo ela percebeu que ele de fato poderia tê-la machucado. Então, ela não deu muita importância ao incidente e continuou ajudando todos que precisavam.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

 

2) A garça era famosa por quê?
R.

 

3) O que o lobo mau achava da garça?
R.

 

4) O que a garça fez para ajudar o lobo?
R.

 

5) A garça recebeu o presente que o lobo prometeu?
R.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: