Interpretação de texto: Música “Você partiu meu coração” – 7º ao 9º ano

    Atividade de interpretação de texto, indicada para estudantes do 7º ao 9º ano, com questões sobre a  música “Você partiu meu coração” Nego do Borel fet. Anitta e Wesley Safadão.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Você partiu meu coração!

Você partiu meu coração, ai

Mas meu amor não tem problema, não, não 
Agora vai sobrar então. O Quê? O Quê?Ai
Um pedacinho pra cada esquema,

só um pedacinho 

Você partiu meu coração,

 ai meu coração
Mas meu amor não sinta pena , não, não 
Que agora vai sobrar então 
Um pedacinho pra cada esquema, só um pedacinho 

Se eu não guardo nem dinheiro 
Que dirá guardar rancor 
Você vacilou primeiro 
Nosso caso acabou 

E se na fossa eu fui caseiro 
Quando passa eu sou terror 
Tô na vida de solteiro 
Preparado pro caô 

Você partiu meu coração, ai meu coração 
Mas meu amor não tem problema, não, não 
Agora vai sobrar então (o quê, Safadão? O quê, Safadão?) 
Um pedacinho pra cada esquema, só um pedacinho 

Eu nunca quis seu coração 
Amor demais só dá problema, não, não 
Mas você pode ser então 
Um pedacinho do meu esquema, só um pedacinho 

Já passou, tá resolvido 
Segue em frente e desapega 
Mas se eu rebolar duvido 
Que você não desespera 

Te esquecer não foi problema 
O problema é resolver 
Essa chuva de esquema 
Que eu tenho que atender 

Segunda eu encontro a vizinha de cima 
Na terça eu encontro a vizinha do lado 
Quarta é o dia daquela menina 
Que mora na esquina da rua de baixo 
Quinta eu começo já de manhã cedo 
Porque tem mais duas não dá pra negar 
Fim de semana tá tudo embolado 
É tanto esquema nem dá pra contar 

Você partiu meu coração, ai meu coração 
Mas meu amor não tem problema, não, não 
Mas você pode ser então. O Quê? O Quê?
Um pedacinho do meu esquema, só um pedacinho. ( 2x) 

 

Questões

1) Qual é o tema proposto na música? Explique.

 

2) Quais são os dias da semana em que o eu lírico tem esquema?

 

3) Explique o que o eu lírico diz nos versos: “Tô na vida de solteiro/Preparado pro caô…”

 

4) De acordo com o texto o eu lírico ficou magoado/a com o ex- amor? Justifique com elementos presentes na música.

 

5) Alguém já partiu seu coração? Você sofreu por muito tempo? O que fez para recuperar-se ?Comente.

 

6) Você gosta desse estilo de música? Comente.

 

7) No verso: “Você partiu meu coração…”. Quantos períodos temos?

 

8) Na estrofe:” Se eu não guardo nem dinheiro/Que dirá guardar rancor 
Você vacilou primeiro /Nosso caso acabou…”
temos:

Assinale as alternativas corretas.

a) (   ) 5 verbos                                

b) (   ) três pronomes                         

c) (   ) 4 verbos                                 

d) (   ) um advérbio de negação

e) (   ) um período simples em”Que dirá guardar rancor…”

f) (   ) as conjunções – nem /que.

g) (   ) dois substantivos .

h) (   ) um período composto em “Nosso caso acabou”.   

 

9) Transcreva da letra da canção quatro orações com período simples e  três orações com período composto.

 

10) As orações abaixo formam períodos simples,  sua função será transformá-los em períodos compostos:

a) “Segunda eu encontro a vizinha de cima”
b) “Na terça eu encontro a vizinha do lado…”
c) “Quarta é o dia daquela menina…”
d) “Que mora na esquina da rua de baixo…” 
e) “Quinta eu começo já de manhã cedo…” 
f) ” Que você não desespera …”
g) “Tô na vida de solteiro…” 
h) “Preparado pro caô…”

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

 

Rosiane Fernandes:
Veja também: