Intepretação de texto: Plantas que grudam – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre plantas que grudam.  Ervas-de-passarinho são plantas que só sobrevivem se puderem se aproveitar de outros vegetais. Vamos conhecê-las melhor? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Plantas que grudam

    Ervas-de-passarinho são plantas que só sobrevivem se puderem se aproveitar de outros vegetais. Diferentemente de outras espécies com características parecidas, como as lianas e os cipós, que usam outras plantas apenas como suporte, as ervas-de-passarinho são meio aproveitadoras ou, na linguagem dos cientistas, parasitas parciais. E o que isso quer dizer?

    É o seguinte: mesmo sendo capazes de realizar fotossíntese – isto é, de produzir o seu próprio alimento a partir da luz do Sol –, as ervas-de-passarinho sugam a água e os sais minerais dos seus hospedeiros, quer dizer, das outras plantas. Com isso, a planta hospedeira fica debilitada e, dependendo da quantidade de ervas-de-passarinho que grudam nela, pode até morrer.

    Os cientistas já catalogaram cerca de 1.440 espécies de ervas-de-passarinho em todo o mundo. Entre elas, estão dois grupos de plantas com grande número de espécies: as lorantáceas e as viscáceas. As lorantáceas apresentam flores vistosas, que são polinizadas por beija-flores e cujos frutos alimentam aves como bem-te-vis e sanhaços. Já as flores das viscáceas são pequenas e pálidas, frequentemente polinizadas por insetos. Seus frutos também são pequenos e o prato predileto dos gaturamos, passarinhos multicoloridos que imitam o canto de outras aves.

Rodrigo Ferreira Fadini e Flávia Pereira Lima.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 222.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique as plantas que, segundo o texto, “são meio aproveitadoras ou, na linguagem dos cientistas, parasitas parciais”:

(     ) as lianas.

(     ) os cipós.

(     ) as ervas-de-passarinho.

 

Questão 2 – No segmento “E o que isso quer dizer?”, o termo grifado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 3 – Releia esta parte do texto:

“É o seguinte: mesmo sendo capazes de realizar fotossíntese – isto é, de produzir o seu próprio alimento a partir da luz do Sol – […]”

A expressão destacada introduz:

(     ) uma dedução.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 4 – Segundo os autores do texto, “a planta hospedeira fica debilitada e, dependendo da quantidade de ervas-de-passarinho que grudam nela, pode até morrer”.

Identifique a causa dessa debilitação:

 

Questão 5 – Em “Os cientistas catalogaram cerca de 1.440 espécies de ervas-de-passarinho em todo o mundo.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Na passagem “Entre elas, estão dois grupos de plantas com grande número de espécies: as lorantáceas e as viscáceas.”, a palavra “elas” refere-se:

(     ) às lorantáceas.

(     ) às viscáceas.

(     ) às espécies de ervas-de-passarinho já catalogadas no mundo.

 

Questão 7 – O trecho “[…] as flores das viscáceas são pequenas e pálidas […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – De acordo com o texto, os frutos das viscáceas são consumidos pelos:

(     ) bem-te-vis.

(     ) sanhaços.

(     ) gaturamos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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