Atividades sobre pontuação – 5º ano

    Essa é uma atividade de língua portuguesa para alunos do quinto ano. Este exercício de português mostrar a importância dos sinais de pontuação e como eles podem modificar um texto.

    Essa atividade está disponível para download em modelo que pode ser editado no Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida. 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                      DATA:

PROF:                                           TURMA:

NOME:

Sinais de pontuação

    Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.

A herança

    Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:

    “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”

    Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.

    Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.

  • O sobrinho pontuou da seguinte forma:

    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

  • Já a irmã pontuou assim:

    “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”

  • O padeiro fez a pontuação que julgou correta:

    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

  • E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:

    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”

    Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.

Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.

 

Interpretação de texto

1)    Qual é o assunto principal do texto?

a)    (    ) a herança

b)    (    ) a pontuação

c)    (    ) a família

 

2)    Quantos personagens estão disputando a herança?

a)    (    ) 6

b)    (    ) 4

c)    (    ) 10

 

3)    Esse texto é ?

d)    (    ) informativo

e)    (    ) descritivo

f)     (    ) narrativo

 

4)    Qual é o título do texto? Quem é o autor?

 

5)    Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?

 

6)    Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.

 

7)    Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.

a)    ? =

b)    ! =

c)    . =

d)    =

e)     =

f)     , =

 

8)    Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.

 

9)    Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.

 

10)     Como você pontuaria esse texto se fosse .

Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

 

a)    Se você fosse o neto

 

b)    Se você fosse a neta

 

c)    Se você fosse Renata

 

d)    Se você fosse o filho

 

e)    Se você fosse Elisa

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: