Atividade de português: Uso da vírgula – 9º ano

    Esta Atividade de Português visa ao estudo das diferentes ocorrências da vírgula, presentes na construção do texto “Um giro pela natureza do Brasil”, tema do livro escrito por Nurit Bensusan. Direciona-se aos estudantes do 9º ano.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Um giro pela natureza do Brasil

    Amazônia, pampa, cerrado, caatinga, mata atlântica, pantanal: quanto você conhece de cada bioma brasileiro? O livro de hoje vai desvendar detalhes da história e do presente de todos eles, incluindo as principais paisagens observadas, as ameaças sofridas e a biodiversidade encontrada em cada um deles.

    Nesta nova obra, a ecóloga Nurit Bensusan reúne números, curiosidades e belas ilustrações que vão mostrar a você como nossa natureza é rica. Você sabia, por exemplo, que a Amazônia tem mais de 100 mil espécies de animais e 40 mil espécies de plantas? E pensar que, 20 milhões de anos atrás, essa região tinha um clima árido, nada favorável ao surgimento de uma floresta tropical…

    Já a caatinga, um bioma bom para poetas, virou literatura de cordel e palco de guerra. No passado, esteve alagada e abrigou peixes e tubarões. Até hoje, guarda em seu solo lembranças preciosas da pré-história brasileira!

    Você pode descobrir muito mais ao percorrer cada um dos capítulos deste livro. Fique de olho: além de darem informação sobre a natureza, eles falam muito de gente – e a gente também tem tudo a ver com esses biomas, não acha?

Dividir para quê? Biomas do Brasil
  De Nurit Bensusan
   Ilustrações Grande Circular
IEB Mil folhas

Disponível em: http://chc.org.br. Acesso em: 06 de junho de 2016.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:

a) notícia

b) resumo

c) resenha

d) artigo de opinião

 

Questão 2 – A finalidade do texto é:

a) apresentar os tipos de biomas brasileiros.

b) divulgar o livro “Dividir para quê? – Biomas do Brasil”.

c) destacar o surgimento de espécies de plantas e animais na Amazônia.

d) chamar a atenção para a necessidade da preservação da biodiversidade brasileira.

 

Questão 3 – Encontra-se registro de opinião em:

a) “O livro de hoje vai desvendar detalhes da história e do presente de todos eles […]”.

b) “[…] curiosidades e belas ilustrações que vão mostrar a você como nossa natureza é rica.”.

c) “20 milhões de anos atrás, essa região tinha um clima árido, nada favorável […]”.

d) “No passado, esteve alagada e abrigou peixes e tubarões.”.

 

Questão 4 – Relacione:

Justificativas para o uso da vírgula:

  1. Antes de gerúndio.
  2. Inserção de explicação.
  3. Enumeração dos tipos de biomas brasileiros.
  4. Inversão na ordem das sentenças.
  5. Antes de vocativo.
  6. Antecipação de expressão adverbial indicadora de tempo.

Passagens do texto:

(    ) “Amazônia, pampa, cerrado, caatinga, mata atlântica, pantanal […]”.

(    ) “[…] detalhes da história e do presente de todos eles, incluindo as principais paisagens […]”.

(    ) “Já a caatinga, um bioma bom para poetas, virou literatura de cordel e palco de guerra.”.

(    ) “No passado, esteve alagada e abrigou peixes e tubarões.”.

(    ) “[…] além de darem informação sobre a natureza, eles falam muito de gente […]”.

(    ) “[…] e a gente também tem tudo a ver com esses biomas, não acha?”.

 

Questão 5 – Em “eles falam muito de gente – e a gente também tem tudo a ver com esses biomas, não acha?”, o pronome destacado refere-se a:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: