Atividade de português: Concordância verbal: 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio são desafiados a identificar os problemas, relativos à concordância verbal,  presentes na transcrição do texto que trata da “cachaça”. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Cachaça

    Cachaça, caninha, aguardente, pinga, branquinha ou água que passarinho não bebe. Quaisquer desses apelidos é facilmente reconhecido por brasileiros, principalmente pelos mineiros. 

    Minas Gerais são referência no país e no mundo. Detentor de 50% da produção nacional, o estado é mundialmente famoso por suas cachaças. Branca ou amarela, envelhecida em tonel de carvalho ou de jequitibá, a cachaça é bem versátil, podendo ser consumidas puras ou em forma de drinks e coquetéis. O mais tradicional é a caipirinha. 

    Também é cada vez maior o uso da pinga na culinária. Os produtores tem investido em melhoria de embalagens e rótulos e lançado produtos à base de cachaça, como ice e caipirinhas prontas, para atingirem o público mais jovem. Em Minas, é possível fazer roteiros turísticos da cachaça, onde os turistas tem a oportunidade de conhecerem toda a cadeia produtiva da bebida, realizarem degustações de cachaça e de aperitivos harmonizados.

Disponível em: http://www.minasgerais.com.br. Acesso em: 26/06/16.

 

Atividade: A transcrição do texto acima apresenta problemas relativos à concordância verbal. Reescreva-o, fazendo as alterações necessárias:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: