Atividade de português: Complete com porque – 8º ano

    Atividade de Português, indicada aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo das diferentes grafias do “porquê”, conteúdo que comumente suscita dúvidas. 

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Questão 1 – Complete nos espaços indicados com a forma correta do “porquê”:

______________________ as estrelas piscam?

por Juliana Miranda 

    Frequentemente, temos a impressão de vermos as estrelas piscando no céu. Na realidade, as estrelas não piscam, mas apenas provocam uma ilusão de ótica que nos faz acreditar que elas estão piscando.

    As imagens que vemos das estrelas parecem piscar ______________________ a luz brilhante desses corpos celestes atravessa mais de 100 quilômetros na atmosfera da Terra antes de chegar aos nossos olhos. Nesse trajeto, os raios de luzes sofrem efeitos do ar, fato que nos dá a sensação de que as estrelas estão mudando sua luminosidade.

    A ação da atmosfera sobre a luz das estrelas cria um falso efeito de pisca-pisca. Essa mesma impressão não acontece com os planetas visíveis a olho nu, como Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, pois as imagens dos planetas não sofrem a distorção causada pelo ar.

Disponível em:  http://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em: 28/06/16.

 

Questão 2 – O objetivo do texto é:

a) entreter

b) divulgar

c) informar

d) persuadir

 

Questão 3 – Passe para o plural o substantivo composto “pisca-pisca”:

 

 Questão 4 – No período “Na realidade, as estrelas não piscam, mas apenas provocam uma ilusão de ótica que nos faz acreditar que elas estão piscando.”, a segunda sentença estabelece com a primeira a relação de:

a) adversidade

b) condição

c) conclusão

d) adição

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: