Atividade de português: Coloque a pontuação – 8º ano

    Atividade de Português solicita, aos alunos do 8º ano, a pontuação do texto que trata do Haiku, uma das principais formas de poesia japonesa. Pratique!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Pontuação

Leia:

    Haiku é uma das mais importantes formas de poesia japonesa haiku é hoje um poema de 17 sílabas com unidade métrica de 5 7 e 5 sílabas em 3 versos os poemas haiku podem ser descritos com qualquer coisa que tenha relação com a verdade universal elemento da natureza ou a natureza do Homem geralmente os poemas haiku descrevem situações cotidianas encontradas na Natureza ou no Universo o que dá ao leitor uma nova experiência de uma situação já conhecida cada Haiku fala sobre um “Kigo” uma palavra da estação que indica em que estação o Haiku está por exemplo as cerejeiras indicam a primavera a neve indica o inverno os mosquitos indicam o verão etc

Disponível em: http://www.geocities.com.

 

Note que o texto, que explica sobre o Haiku, uma das principais formas de poesia japonesa, foi transcrito sem a pontuação. Reescreva-o a seguir, inserindo a vírgula e o ponto final, em consonância com a norma culta da Língua Portuguesa. Atente-se, também, para a utilização adequada das iniciais maiúsculas.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: