Atividade de português: Coloque as aspas – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, propõe a análise dos diferentes empregos das aspas, na construção da notícia Cientistas descobrem jardins feitos por cupins há 25 milhões de anos

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia atentamente a notícia:

Cientistas descobrem jardins feitos por cupins há 25 milhões de anos

Segundo estudo, esse é o registro mais antigo de agricultura da espécie.

Fungos eram cultivados em ninhos subterrâneos como fonte de alimento.

    Cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram o mais antigo fóssil de agricultura de insetos preservado por 25 milhões de anos em cupinzeiros na Tanzânia, no oeste África. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (23) na revista científica PLoS One.

    Os cupins faziam jardins de fungos em ninhos subterrâneos para converter o material em fonte de alimento mais facilmente digerível.

    Antes da descoberta desse fóssil, pesquisadores já haviam analisado o DNA dos cupins atuais e estimaram que a agricultura da espécie tenha existido de 25 a 30 milhões de anos atrás.

    A evidência encontrada na Tanzânia confirmou essa outra descoberta e deve permitir que os cientistas tenham mais precisão na data e em como ocorreu a relação simbiótica entre cupins e fungos.

    A origem deste comportamento provavelmente teve um efeito profundo sobre como os nutrientes foram concentrados na paisagem, influenciando a evolução da biota da África, disse o coautor do estudo, Nancy Stevens.

Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude. Acesso em: 24/06/16.

 

Atividade: Coloque as aspas na notícia, de modo adequado. Em seguida, apresente as justificativas para os referidos empregos:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: