Atividade de português – Ortografia – 6º ano

   Esta Atividade de Português propõe o estudo da Ortografia, por meio da notícia intitulada “Quando surgiu o pão?”. Os alunos do 6º ano são chamados a identificar 10 inadequações ortográficas, colocadas propositalmente pela autora desta atividade, no referido texto. Pratique!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      Leia a seguinte notícia:

Quando surjiu o pão?

Esse alimento naceu com a própria agricultura, há cerca de 12 000 anos, quando começaram a ser cultivadas as plantas com grãos. “Os pães mais antigos provavelmente eram feitos de cevada, o primeiro cereal a ser plantado pelo homem”, diz o historiador Emanuel Bouzon, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. “Os primeiros povos sumérios, na Babilônia, já tinham pão.” Inicialmente seco e duro, ele passou a ser cosido após a invenssão da cerâmica em 3000 a.C. Mais tarde, em 1800 a.C., os egípçios descobriram como torná-lo mais massio e saboroso. Perceberam que, depois de um certo tempo, a massa umedecida liberava gazes, tornando o pão mais porozo. Fizeram um teste: misturaram parte dessa massa fermentada com uma outra fresca. Ela também fermentou. Assim, aprenderam a controlar o proceso e a fazer o pão levedado ou fermentado, técnica utilisada até hoje.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em 09 de junho de 2016.

Agora, identifique 10 erros, colocados propositalmente pela autora desta atividade, referentes à Ortografia. Em seguida, reescreva a notícia, fazendo as alterações necessárias:

 

 

 

Por Acessaber

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: