Atividade de português: Discurso direto e indireto – 9º ano

    Esta Atividade de Português visa ao estudo do Discurso Direto e Indireto, por meio da notícia que trata da seguinte curiosidade “Qual é o poliglota que fala mais línguas?”. Os alunos do 9º ano são chamados a fazer a adequada distinção entre os referidos tipos de discurso.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Qual é o poliglota que fala mais línguas?

por Felipe Branco Cruz

    Segundo o Guinness, é o militar aposentado norte-americano Gregg M. Cox, capaz de ler e escrever em 64 línguas (14 delas com fluência) e 11 dialetos. Mas, há também casos extraordinários que não foram registrados no livro dos recordes. O catarinense Carlos Amaral Freire, de 82 anos, já estudou 135 idiomas. “Há mais de 50 anos, aprendo dois novos por ano. Mas não tenho a vaidade de ser o maior poliglota do mundo”, diz. “Só para conversar com a minha família eu preciso de cinco línguas: basco, espanhol, italiano, grego e português.” Ele é autor do livro Babel de Poemas, com textos traduzidos de 60 línguas diferentes para o português. Recentemente, estudou baixo alemão (falado no norte da Alemanha) e siciliano e revisou outras cinco línguas. […]

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 07 de jun. de 2016.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) informar

b) entreter

c) divulgar

d) instruir

 

Questão 2 – Grife os trechos que constituem o discurso direto e circule os trechos que constituem o discurso indireto. Em seguida, defina:

a) Discurso direto:

 

b) Discurso indireto:

 

Questão 3 – Ele é autor do livro Babel de Poemas […]”. A forma pronominal substitui:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: