Atividade dia da água_Planeta água

    Esta é uma atividade para o dia da água, ela é voltada principalmente para aluno dos 4º e 5º anos. A atividade contém: Leitura da poesia: Planeta Água de Guilherme Arantes; Análise do texto; Reflexão sobre a utilização da água; Atividades para identificar palavras: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

    Essa atividade está disponível para download em formato Word, em PDF pronto para imprimir e também a atividade respondida.

 

    Baixe e atividade em formato:

 

ESCOLA:                                                  DATA:

PROF:                                                       TURMA:

NOME:

Atividades dia Da água – 22 de Março

Música: Planeta Água

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos…

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão…

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação…

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra…

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água…

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra…

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água…(2x)

 

Interpretação de texto

1)    No texto acima, são citadas algumas utilidades da água. Quais são elas?

R.:

 

2)    Que outras utilidades existem para o uso da água?

R.:

 

3)    Copie abaixo e ilustre o 6º parágrafo da música.

R.:

 

4)    Você sabia que entre todos os países do mundo, o Brasil é o que possui mais rios? Esse fato pode ser considerado uma vantagem? Justifique sua resposta.

R.:

 

5)    A palavra fonte é uma palavra dissílaba, porque possui duas sílabas. Retire do texto outras palavras dissílabas.

R.:

 

6)    Classifique as palavras abaixo de acordo com o número de sílabas, identificando com o número adequado:

                              ( 1 ) monossílaba                                        ( 2 ) dissílaba

                             ( 3 ) trissílaba                                               ( 4 ) polissílaba

(___) água                                    (___) nasce                                      (___) serena

(___) mãe                                     (___) inocente                                 (___) tranqüilas

(___) evapora                                (___) fundo                                      (___) encharcam

(___) plantação                             (___) algodão                                   (___) céu

(___) moinho                                 (___) terra                                        (___) sol

 

 

 

 

acessaber:
Veja também: