Atividade de produção e interpretação de texto – Texto Informativo

    Nesse post estamos disponibilizando atividade voltada para o texto informativo, contendo um texto exemplo, atividades de interpretação e produção textual.

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, em PDF pronto para impressão e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Atividade

A linguagem do pisca-pisca

    Ao voar, o vaga-lume fêmea pisca para avisar o macho que ele pode ser aproximar dela para o acasalamento. O pisca-pisca também serve para espantar os inimigos, pois toda vez que a luz pisca, produz-se uma substância tóxica no corpo do vaga-lume.

    Como muitos vaga-lumes têm toxinas em seu corpo, eles são presas pouco saborosas. O sinal luminoso serve para avisar ao predador que aquela comida não é das melhores.

(Adaptado da revista Ciências Hoje das Crianças, 22 – Cleide Costa)

 

Questões

1) Qual é o título do texto? E em sua opinião qual foi a motivação da autora na escolha desse título?

R.:

 

2) Quantos parágrafos tem o texto?

R.:

 

3) Grife no texto todos os verbos (palavras que indicam ação) e os adjetivos (palavras que demonstram características). Depois responda:

a) Quantos verbos existem no texto?

R.:

 

b) Quantos adjetivos existem no texto?

R.:

 

4) De acordo com o texto responda, para que serve as luzes do pisca-pisca?

R.:

 

5) Escolha outros cinco animais e especifique qual é a forma de comunicação existente:

R.: 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: