Atividade de português: Verbos na voz reflexiva – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre verbos na voz reflexiva. Vamos analisar essa voz verbal? Então, responda às questões com base no texto Sou um cometa!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Sou um cometa!

    Cometas são feitos da mesma matéria-prima dos planetas do Sistema Solar, formados há bilhões de anos. São feitos de gelo e poeira de rochas. Os cientistas acreditam que eles podem ter nascido juntamente com o Sol e os outros planetas, mas foram varridos para a periferia do Sistema Solar, ou seja, para uma região bem distante do Sol.

    Como os planetas do sistema solar, eles giram em volta do Sol e, quando sua órbita se aproxima do astro rei, podem ser vistos aqui da Terra. Quando o cometa se aproxima do Sol, o calor faz o gelo passar para o estado gasoso. Aí, as partículas de poeira rochosa se espalham pelos gases existentes no astro. É quando os cometas apresentam a aparência de um rastro de fumaça brilhante ou de uma “cabeleira”, que é o significado da palavra, em grego. Ao se afastarem do calor solar, se transformam novamente em simples bolas de gelo e poeira.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 252.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “[…] eles giram em volta do Sol e, quando sua órbita se aproxima do astro rei, podem ser vistos aqui da Terra.”, há um verbo na voz reflexiva. Identifique-o:

 

 

Questão 2 – O verbo identificado acima está na voz reflexiva para indicar que o sujeito é:

(     ) agente.

(     ) paciente.

(     ) agente e paciente.

 

Questão 3 – Em “Aí, as partículas de poeira rochosa se espalham pelos gases existentes no astro.”, o verbo na voz reflexiva refere-se à:

(     ) 1ª pessoal do plural.

(     ) 2ª pessoal do plural.

(     ) 3ª pessoal do plural.

 

Questão 4 – No segmento “Ao se afastarem do calor solar […]”, o “se” assinala:

(     ) a voz reflexiva do verbo.

(     ) a voz passiva pronominal do verbo.

(     ) a indeterminação do sujeito do verbo.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] se transformam novamente em simples bolas de gelo e poeira.”, o advérbio acrescenta ao verbo na voz reflexiva uma circunstância de:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: