Atividade de português: Verbos de ligação no texto O pequeno Mozart – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora os verbos de ligação. Você sabe a função que eles desempenham no contento comunicativo? Vamos aprender agora? Então, responda às questões elaboradas com base no texto que nos apresenta o livro O Pequeno Mozart, escrito por Ruth Rocha!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O Pequeno Mozart

    Wolfgang Amadeus Mozart, que viveu há mais ou menos duzentos e cinquenta anos, na Áustria, foi um menino como qualquer um. Gostava de brincar com sua irmã Mariana e era levado como o diabo, ou seja, era bem normal. 

    Mas numa coisa ele era diferente: desde os três anos de idade já tocava muito bem cravo (o avô do piano), violino e outros instrumentos. Os adultos ficavam espantados. Logo, Mozart começou a compor. Seu pai o levou para várias cidades da Europa, e o filho maravilhava as plateias — que, às vezes, incluíam príncipes e princesas — com sua música que a cada dia se tornava mais bonita.

Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase em que o verbo destacado é de ligação:

(     ) “[…] que viveu há mais ou menos duzentos e cinquenta anos […]”

(     ) “[…] era levado como o diabo […]”

(     ) “[…] já tocava muito bem cravo […]”

 

Questão 2 – O verbo de ligação, identificado acima, exprime:

(     ) uma ação do menino Mozart.

(     ) um estado do menino Mozart.

(     ) um modo de ser do menino Mozart.

 

Questão 3 – Na oração “Os adultos ficavam espantados.”, o verbo de ligação “ficavam” indica:

(     ) uma ação concluída pelos adultos.  

(     ) um estado contínuo do adultos.

(     ) uma característica permanente dos adultos.

 

Questão 4 – No segmento “[…] a cada dia se tornava mais bonita.”, o verbo de ligação “tornava” traduz aspecto:

(     ) mutatório

(     ) aparente

(     ) transitório

 

Questão 5 – Na passagem “Mas numa coisa ele era diferente […]”, o adjetivo que acompanha o verbo de ligação sublinhado é chamado de:

(     ) aposto

(     ) objetivo direto

(     ) predicativo do sujeito

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: