Atividade de português: Verbo no imperativo – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, sugere o estudo do modo imperativo, por meio de texto escrito por Leonardo da Vinci.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                                    DATA:

PROF:                                                                         TURMA:

NOME:

Leia:

    Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.

Leonardo da Vinci. Carnets.

Questões

Questão 1 – No trecho “Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola.”, o termo destacado introduz uma:

a) conclusão

b) oposição

c) comparação

d) exemplificação

 

Questão 2 – Em “Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos.”, o tom criado pelo imperativo é o de:

a) orientação

b) ordem

c) convite

d) desejo

 

Questão 3 – Na parte “[…] experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos.”, o pronome sublinhado substitui, considerando-se o contexto:

 

 Questão 4 – Na passagem “Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.”, a palavra grifada indica:

a) conformidade

b) condição

c) consequência

d) finalidade

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: