Atividade de português: Sujeito indeterminado – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 9º ano, propõe o estudo do sujeito indeterminado, tomando-se como referência, trecho de obra escrito por Joseph Campbell. A atividade compõe-se de questões de múltipla escolha.

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ESCOLA:                                                                         DATA:

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Atividade de português – Sujeito indeterminado

Leia:

    Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.

Joseph Campbell. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

Questões

Questão 1 – Em “Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida […]”, o termo indica uma:

a) causa

b) consequência

c) conclusão

d) finalidade

 

Questão 2 – Em “[…] de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.”, a expressão destacada poderia ser substituída por:

a) a importância

b) o encanto

c) o desafio

d) a complexidade

 

Questão 3 – Registra-se o emprego de sujeito indeterminado no seguinte trecho:

a) “Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida.”

b) “Não penso que seja assim.”

c) “[…] o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos […]”

d) “[…] tenham ressonância no interior do nosso ser […]

 

Questão 4 – Na passagem “[…] nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do […]”, as vírgulas sinalizam:

a) uma omissão de termo da oração.

b) uma enumeração de características.

c) uma inserção de explicação.

d) uma inversão na ordem dos termos da oração.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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