Atividade de português: Verbo de ligação – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo do verbo de ligação por meio de texto, elaborado pela “Fiocruz”, que trata da doença conhecida popularmente como amarelão, fazendo menção ao personagem “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:         

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde relativos a 2002, 1,3 bilhão de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancilostoma e 65 mil morrem devido à anemia associada à doença. Popularmente conhecida como amarelão, a enfermidade tornou-se célebre graças a Monteiro Lobato, quando este criou o personagem Jeca Tatu – caipira considerado por todos preguiçoso e idiota, mas que ao se descobrir doente de amarelão, trata-se, cura-se e torna-se fazendeiro rico.

Disponível em: <http://www.fiocruz.br>.

 

Questão 1 – Identifique a passagem que define o Jeca Tatu:

 

 

Questão 2 – No trecho “[…]1,3 bilhão de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancilostoma […]”, o verbo de ligação grifado indica um estado:

a) permanente

b) transitório

c) aparente

d) mutatório

 

Questão 3 – No segmento “[…] (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) […]”, os parênteses inserem uma:

a) comparação

b) observação

c) citação

d) explicação

 

Questão 4 – Em “[…] mas que ao se descobrir doente de amarelão, trata-se, cura-se e torna-se fazendeiro rico.”, a palavra destacada estabelece uma relação de:

a) oposição

b) causa

c) consequência

d) conclusão

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: