Atividade de Português: Uso de crase – 3º ano do Ensino Médio

    Atividade de Português destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. As questões propostas contemplam os diferentes empregos inerentes ao uso do sinal indicativo de crase, tomando-se como ponto de partida trecho do romance “São Bernardo”, de Graciliano Ramos. Trata-se de um conteúdo que suscita dúvidas de modo recorrente.

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word e em PDF pronta para impressão.

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Uso de crase

Questão 1 – Leia esta passagem do romance “São Bernardo”, escrito por Graciliano Ramos:

Às vezes, as ideias não vêm, ou vêm muito numerosas ― e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel.  

São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1983.

 

Agora, justifique o acento indicativo de crase em Às vezes:

_________________________________________________________________________________

 

Questão 2 Assinale a alternativa correta em relação ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da língua:

a) O diretor se referiu à problemas internos.

b) Estávamos frente à frente no momento em que se iniciou a discussão.

c) Este é o proprietário à cuja fazenda iremos.

d) A cerimônia será realizada às dezenove horas.

 

Questão 3 – Leia atentamente as sentenças, colocando o sinal de crase, caso necessário:

a) A jovem saiu apressadamente a procura de socorro.

b) Diante da notícia, ela começou a chorar descontroladamente.

c) Apesar das orientações, o filho não obedeceu a ela.

d) Iremos a belíssima Florianópolis no próximo ano.

 

Questão 4 – Identifique a alternativa em que é opcional o emprego do sinal de crase. Em seguida, coloque o acento nos casos obrigatórios:

a) Chegamos tarde a casa.

b) Dou muito valor a essa conquista.

c) Ela referiu-se a minha filha.

d) O jovem leu o texto as pressas.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: