Atividade de português: Uso da virgula no texto Riso 9000 – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre o uso da vírgula. Trata-se de um assunto que sempre gera dúvidas, não é verdade? Vamos aprender? Então, responda às questões que exploram diferentes usos da vírgula no texto Certificado Riso 9000

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Certificado Riso 9000

    Para certificar a saúde do clima organizacional, é imprescindível um exame das veias cômicas dos funcionários por nossos besteirologistas. Em algumas horas, alguns artistas do elenco dos Doutores da Alegria percorrem o escritório, fazendo uma varredura besteirológica por baias salas de reunião cafés e corredores, oxigenando o ambiente e lembrando sempre que bobagem pouca é desgraça!

    A alegria nas relações – com o trabalho, os colegas e até com as adversidades que vez ou outra insistem em acontecer – mantém a criatividade e a energia em alta, e ainda transforma o ambiente com a quebra positiva da rotina.

Disponível em: <https://www.doutoresdaalegria.org.br>.  

 

Questões

Questão 1 – No período que introduz o texto acima, a vírgula tem a finalidade de:

(     ) separar orações intercaladas.

(     ) separar orações explicativas.

(     ) separar orações coordenadas.

 

Questão 2 – Na passagem “Em algumas horas, alguns artistas do elenco dos Doutores da Alegria percorrem o escritório […]”, a vírgula isola um adjunto adverbial:

(     ) de lugar

(     ) de modo

(     ) de tempo

 

Questão 3 – No primeiro parágrafo, um trecho foi transcrito sem as vírgulas necessárias. Reescreva-o, pontuando corretamente:

R.

 

Questão 4 – No segmento “[…] e corredores, oxigenando o ambiente e lembrando sempre que bobagem pouca é desgraça!”, a vírgula introduz um verbo na forma de:

(     ) infinitivo

(     ) gerúndio

(     ) particípio

 

Questão 5 – Na frase “A alegria nas relações – com o trabalho, os colegas e até com as adversidades […]”, a vírgula sinaliza:

(     ) um aposto.

(     ) a elipse de um termo.

(     ) a enumeração de termos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: